Em reunião realizada nos dias 27 e 28 de janeiro, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde apresentou o projeto Viva Melhor Sabendo, que está implementando a testagem rápida por fluido oral para Aids.
Para a execução do projeto, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) já entregou 26.600 testes de reativos para diagnóstico do HIV, que faz a detecção em cerca de 20 minutos. A operação de testagem vem sendo conduzida por representantes de 40 ONGs capacitadas pelo D-DST a realizar o procedimento.
Na ocasião, a coordenadora de DST e Aids do Estado da Bahia, Jeane Magnavita, elogiou o uso do novo mecanismo de testagem, produzido por Bio-Manguinhos. “Essa é mais uma tecnologia a ser oferecida conforme a realidade local. Simplifica sem ser simplista. Na Bahia, já temos o teste em papel filtro. O teste por fluido oral é mais uma opção para nós”, comentou.
O teste confirmatório, imunoblot rápido DPP® HIV ½, já era distribuído pelo Ministério da Saúde nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) da rede pública desde 2011. Ao substituir os métodos tradicionais de confirmação, mais caros e com divulgação de resultados mais lentos, o produto permite ao Ministério da Saúde ampliar o acesso à confirmação do diagnóstico com custos reduzidos e tranquilidade aos usuários.