Artigo da Faculdade de Saúde Pública da USP é premiado

Um artigo de dois professores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP ganhou o Prêmio Thomson Reuters de Produtividade e Impacto Científico, na categoria Ciências Sociais. O prêmio se destina ao pesquisador vinculado a uma instituição brasileira que tenha sido o autor do artigo mais citado nos últimos cinco anos, segundo a análise bibliométrica do Thomson Reuters High Impact Papers.

O artigo Is obesity replacing or adding to under-nutrition? Evidence from different social clases in Brazil foi escrito pelos professores Carlos Augusto Monteiro e Wolney Lisboa Conde, do Deparameno de Nutrição FSP em co-autoria com Barry Popkin, professor da Universidade da Carolina do Norte (EUA). Foi publicado na revista americana Public Health Nutrition em 2002.

O artigo estuda como a obesidade tomou o lugar da desnutrição no Brasil e conclui que a desnutrição em crianças está sendo controlada, sem a evidência de aumento da obesidade. A obesidade adulta já é mais freqüente do que a subnutrição de adultos nas regiões economicamente mais desenvolvidas, entre todos os grupos de maior renda, e também entre as mulheres de baixa renda que vivem nas regiões mais desenvolvidas. Essas mulheres de baixa renda são significativamente mais expostas do que as de maior renda para desnutrição e obesidade.

A solenidade de entrega do prêmio, no valor de US$ 5.000,00, aconteceu na última quinta-feira (17) no auditório do Edifício-Sede da CAPES em Brasília e contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Saúde Pública

Mais informações: email carlosam@usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.