O município mineiro de Araxá conquistou recentemente um importante instrumento de cidadania. Trata-se da Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS).
Alinhada com os esforços de inclusão digital do Governo, a Estação BVS permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas geradas por instituições do SUS e acadêmicas disponíveis na BVS. O espaço de consultas se destina a gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais em saúde e sociedade em geral.
Com a orientação de um profissional, os cidadãos podem navegar por 15 milhões de referências de consulta e conhecer melhor seus direitos e deveres como usuários do SUS, bem como a legislação vigente. Dicas em saúde, informações sobre a rede de atendimento do SUS, exposições virtuais, as principais políticas públicas e projetos de gestão da saúde pública no Brasil e a base Saúde Legis também estão disponíveis para consulta.
Além disso, a Estação BVS é um componente da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), que dissemina a produção editorial do Ministério e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede BiblioSUS possui 1.160 centros cooperantes (unidades interligadas), sendo 102 em Minas.
Saiba mais sobre a Estação BVS em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/estacao/bvs.html
Saiba mais sobre a Rede BiblioSUS em:
http://www.saude.gov.br/bibliosus