Pautado pela democratização do acesso à informação em Saúde, Sergipe ganha sua segunda Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS). A ampliação é uma iniciativa da própria Secretaria Estadual da Saúde e acontece em parceria com o Ministério da Saúde e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas). A primeira inauguração da Estação BVS no Estado aconteceu em abril do ano passado, na biblioteca do Hospital Governador João Alves Filho, em Aracaju, na primeira fase do projeto. A meta do Ministério da Saúde é que todos os estados sejam contemplados com pelo menos uma unidade da Estação até o final de 2006.
A solenidade de inauguração da nova Estação BVS acontece no dia 11 de outubro, às 9h, na Secretaria de Saúde, localizada na Praça General Valadão, 32 – 2º Andar – Aracaju (SE). Estarão presentes representantes do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES-SE) e do Bireme/Opas (www.bireme.br).
No mesmo dia acontecerá uma demonstração das principais fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde, com especial destaque aos temas Saúde Pública (BVS SP Brasil – http://saudepublica.bvs.br) e Economia da Saúde (BVS Ecos – http://economia.saude.bvs.br), bem como à iniciativa institucional do MInistério da Saúde (BVS MS – www.saude.gov.br/bvs)
Atuando na promoção da inclusão digital, a Estação BVS (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/estacao/bvs.html) permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicas disponíveis na BVS, destacando-se a BVS SP – Brasil e BVS Ecos. O espaço de consultas se destina a gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais em saúde e sociedade em geral.