Abertas indicações para Prêmio de Excelência em Atenção Universal à Saúde

A Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (Pahef) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) recebem indicações para participação no Prêmio Sérgio Arouca de Excelência em Atenção Universal à Saúde. Serão aceitas indicações online para a premiação até o dia 13 de maio de 2011, no endereço www.pahef.org/arouca_pt.

O Prêmio Sérgio Arouca de Excelência em Saúde Pública foi lançado em 29 de setembro de 2009, em Washington DC, EUA, pela Pahef em parceria com a OPAS, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41).

A intenção do prêmio, proposto pelo Ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, é dar visibilidade às ações bem-sucedidas no campo de saúde pública, que representem avanços significativos nas condições de saúde das sociedades dos países em desenvolvimento das Américas e que sejam passíveis de replicação.

A primeira edição do prêmio, em 2010, premiou a brasileira Maria Fátima de Sousa, gerente nacional do Programa Brasileiro de Agentes Comunitários de Saúde, pelo seu papel no apoio à criação do Sistema de Informação da Atenção Básica entre outras contribuições para a saúde pública no Brasil.

Sobre a premiação

A premiação é um reconhecimento a importância da atenção universal à saúde e seu impacto sobre a qualidade de vida dos povos das Américas. integra os Prêmios para a Excelência em Saúde Pública Interamericana, um programa conjunto da Pahef e da OPAS.

Garantir acesso à atenção de saúde de qualidade para todos os cidadãos de um país requer uma estrutura básica forte que proporcione serviços de maneira eficiente e equitativa. Significa reconhecer a primazia da saúde da população, independentemente da situação econômica ou social das pessoa.

Neste sentido, a Pahef aceita candidaturas de programas, instituições ou indivíduos que contribuíram para a ampliação do acesso universal à atenção à saúde de alta qualidade, principalmente a atenção primária, contemplando iniciativas de:

a) formulação e implementação de políticas e/ou estratégias nacionais de saúde para todos;
b) promoção de programas de saúde que registraram progresso considerável na ampliação da cobertura e qualidade da atenção à saúde;
c) melhoria da eficácia da gestão dos sistemas de saúde;
d) formulação e implementação de políticas e/ou legislação ética e de saúde no âmbito da estrutura de saúde de uma nação;
e) programas inovadores direcionados às populações desfavorecidas geograficamente e excluídas socialmente;
f) programas inovadores no campo da educação e formação de profissionais da saúde com a intenção de ampliar a atenção universal à saúde;
g) eficácia nos esforços para despertar o interesse das comunidades no planejamento, gestão e avaliação de programas de saúde;
h) preparação e execução de pesquisas relevantes sobre os sistemas de atenção primária.

Formulário para inscrição e demais informações no site da Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação – PAHEF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.