O dia mundial da saúde, 07 de abril de 2006, será dedicado aos profissionais de saúde. Na América Latina são sete milhões e meio de pessoas.
Atendendo deliberação do Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) baseada na Resolução da Assembléia Mundial da Saúde (WHA57.19), as comemorações do próximo Dia Mundial da Saúde 7 de abril estarão voltadas para o reconhecimento da contribuição dos trabalhadores da saúde.
O propósito é realizar homenagens aos trabalhadores da saúde que geralmente não recebem o reconhecimento que merecem e agradecer-lhes por trabalhar pela saúde e pela qualidade da vida no mundo. Ao mesmo tempo, serão promovidos eventos que induzam e apóiem iniciativas de valorização e de desenvolvimento de recursos humanos em saúde, a partir do pressuposto de que os investimentos em recursos humanos resultarão em melhores condições de saúde.
Na Organização Pan-Americana da Saúde, o Dia Mundial da Saúde se desdobra na Semana Pan-Americana da Saúde, dedicada a atividades comemorativas e, igualmente, voltada para impulsionar iniciativas que apontem para o fortalecimento de políticas e programas de desenvolvimento de recursos humanos dos sistemas e serviços de saúde dos países da Região.
No caso do Brasil, tendo em vista a relevância da problemática de recursos humanos no contexto do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a Representação da OPAS/OMS, em estreita articulação com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), trabalham em conjunto na elaboração de uma programação a ser desenvolvida ao longo do ano de 2006, que adotará o tema GENTE QUE FAZ SAÚDE como mensagem simbólica dos esforços a serem ampliados em prol dos trabalhadores em saúde no país.
Veja o material de campanha em toda a América Latina no endereço abaixo.