A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca escolheu como tema das comemorações de seu 57º aniversário, de 13 a 16 de setembro, Rio+20: desenvolvimento sustentável, economia verde e erradicação da pobreza, engajando-se, assim, na discussão planetária sobre a transição necessária para uma economia inclusiva, verde e responsável, em que o Brasil e as áreas de saúde e meio ambiente têm papel estratégico e decisivo. A principal palestra da semana de aniversário será proferida pelo sociólogo e cientista político Sérgio Abranches, no dia 13 de setembro, às 9h30, no auditório térreo da Escola. Toda a semana é aberta aos interessados e a programação completa das atividades será divulgada em breve, não sendo necessária inscrição prévia.
Ao fomentar o debate público dos temas componentes da Rio+20, a ENSP/Fiocruz pretende participar ativamente da conferência. O aniversário da Escola marca o início de uma série de fóruns, eventos e artigos, que também terá um espaço virtual para aglutinar as iniciativas e viabilizar a troca de informações. Espera-se, assim, organizar a participação da ENSP para que se chegue a algumas recomendações, tanto ao governo brasileiro quanto à Secretaria Geral do Comitê da ONU, designada para tratar da Conferência Rio+20 e que receberá recomendações até o dia 1º de novembro de 2011.
Na Escola, contudo, o movimento deve continuar até a ocasião da Conferência Rio+20, reafirmando o papel da ENSP nas grandes discussões sobre políticas públicas e de interação com os grandes temas da sociedade.
Rio+20
A cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. A Rio+20 será um fórum de discussão que promoverá o comprometimento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Em fevereiro de 2011, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) publicou um relatório denominado Rumo a uma economia verde: caminhos para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza, com dados e análises de economistas sobre políticas públicas que podem alavancar a transição para outra economia. O documento foi lançado em Nairobi (Quênia), para servir de base às discussões sobre desenvolvimento sustentável na Rio+20.
Serão debatidos na Rio+20 a contribuição da ‘economia verde’ para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco na questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. A Rio+20 insere-se, assim, na longa tradição de debates da ONU sobre o tema, entre os quais destacam-se as Conferências de 1972, em Estocolmo (Suécia), e de 2002, em Joanesburgo (África do Sul).
Quem é Sérgio Abranches
Sérgio Abranches é PhD, sociólogo, cientista e analista político. Escreve sobre Ecopolítica; é comentarista da rádio CBN, onde mantém o boletim diário Ecopolítica; colaborador permanente do blog The Great Energy Challenge, uma parceria entre o Planet Forward e a National Geographic; e autor de Copenhague: antes e depois, sobre a política global do clima.