Verme causador da meningite é detectado em 26 cidades do estado do Rio
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) identificou a presença do verme Angiostrongylus cantonensis, causador da meningite eosinofílica, em 26 municípios do estado do Rio de Janeiro. O parasito foi detectado em moluscos terrestres, incluindo caramujo gigante africano, caracóis e lesmas. As coletas foram realizadas entre 2015 e 2019. Os dados estão relatados em artigo recém-publicadona revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.
De forma inédita, o trabalho investigou a presença do parasito em 46 cidades, contemplando as mesorregiões metropolitana e centro fluminense. Ao todo, foram coletados 2.600 moluscos, dos quais 230 foram encontrados infectados por A. cantonensis, correspondendo a 9% do total.
A investigação foi realizada no âmbito de pesquisa científica desenvolvida pelo Laboratório de Malacologia do IOC/Fiocruz, que atua como Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose-Malacologia junto ao Ministério da Saúde.
O trabalho é resultado de dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária do IOC/Fiocruz, por Paulo Sergio Rodrigues, com orientação da chefe do Laboratório de Malacologia, Silvana Thiengo.
O estudo contou com colaboração do Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios do Instituto.
Leia mais no site do IOC/Fiocruz.
Atualizado em 06/01/2025 14:01
Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)