Quando nos dizem que vamos pegar uma gripe, a primeira coisa em que pensamos são nos sintomas físicos: dores musculares, tosse e febre. No entanto, o que realmente nos faz sentir mal é o cansaço extremo, a apatia, a irritabilidade e aquela névoa mental que parece que vai permanecer para sempre.
Este conjunto de sintomas é conhecido como comportamento de doença — e, embora desagradável, tem uma finalidade importante.
Leia MaisSeminário debate a história das relações entre Brasil e Alemanha
As relações entre Brasil e Alemanha, em suas diferentes expressões, serão tema de um evento internacional no auditório do Museu da Vida Fiocruz nos dias 26 e 27 de setembro. As inscrições deverão ser realizadas de 15 de agosto a 1º de setembro pelo site do Campus Virtual Fiocruz e as vagas são limitadas. O 1º Seminário Internacional Brasil-Alemanha: Circulação, Intercâmbio, Zonas de Contato coincide com o bicentenário da imigração alemã no Sul do Brasil e abordará a complexidade das relações entre os dois países. Vinte e quatro pesquisadores de Brasil, Alemanha, Espanha, Israel e Itália, de 16 diferentes instituições, estarão juntos para tratar de temas como refugiados, ecologia, vetores, saúde e crise climática, ciências naturais e sociais, saúde mental e política, além de metodologias que envolvem arquivos dos dois lados do Atlântico.
As pesquisas de naturalistas alemães no Brasil desde o século 18, as trocas entre os dois países no que tange a ciências naturais e sociais, além de temas mais contemporâneos como ecologia e crise climática, estão entre os assuntos que serão discutidos no primeiro dia do seminário. Na conferência de abertura, os professores Stefan Rinke e Karina Kriegesmann, da Universidade Livre de Berlim (FU-Berlin), apresentarão uma edição crítica da obra de Hugo Gensch A educação de uma criança índia, de 1908, sobre a adoção de uma criança indígena pelo médico alemão. Um debate sobre as relações bilaterais de pesquisas em arquivos históricos e a circulação de fontes fecharão o debate do dia.
Leia Mais