O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta segunda-feira (30/10), aponta crescimento de casos de Covid-19 nas faixas etárias da população adulta no Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP). Nos estados do Sul, o crescimento mantém ritmo lento. Em Minas Gerais (MG) e Mato Grosso do Sul (MS), há sinal de aumento lento nas ocorrências de Síndrome Respiratórias Aguda Grave (SRAG) positivos para Sars-CoV-2 na população de idade avançada, porém sem reflexo de aumento no total de SRAG nesse grupo etário. Por outro lado, o Distrito Federal (DF), Goiás (GO) e Rio de Janeiro (RJ), que apresentaram alerta de crescimento em boletins anteriores, já se observa indícios de interrupção do aumento de casos. A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 42, período de 15 a 21 de outubro.
O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, afirma que o crescimento em São Paulo é o preocupante pelo ritmo mais acentuado que nos demais estados. Porém, destaca Gomes, em termos de volume, os casos semanais ainda se mantém abaixo do pico do primeiro semestre e apresentando um ritmo mais lento.
Leia MaisMinistério da Saúde lança publicação sobre a avaliação de impacto nas políticas públicas
Iniciativa visa fortalecer as capacidades das secretarias estaduais e municipais, bem como de todos os interessados na área, permitindo que conduzam suas próprias pesquisas sobre políticas, programas e projetos de maneira mais eficaz.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/Sectics), lança nesta terça-feira (24), às 9 horas, o livro “Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS”. A iniciativa vai ao encontro da crescente necessidade de qualificação na gestão pública e da criação de normativas que estabelecem a obrigatoriedade de pesquisas avaliativas que meçam a efetividade e o desempenho das políticas públicas nos órgãos públicos. A avaliação destas pesquisas se caracteriza como instrumento para um melhor investimento do orçamento público, melhoria na qualidade da gestão e análise da efetividade das ações do Estado.
Leia MaisEstudo do ISC/UFBA investiga condições de trabalho e saúde de trabalhadores de praia em Salvador
O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) promoveu nesta segunda-feira, 30 de outubro, uma ação especial para divulgação do projeto “Perfil epidemiológico e caracterização das doenças, acidentes e agravos em trabalhadoras e trabalhadores de praias em Salvador/BA”. A atividade foi realizada na praia do Porto da Barra, com distribuição de materiais informativos para o público-alvo do estudo.
“O objetivo da pesquisa é investigar questões relacionadas à rotina de trabalho, histórico de acidentes de trabalho, qualidade de vida e transtornos mentais de trabalhadores e trabalhadoras em 5 faixas de praias urbanas da capital baiana: Boa viagem à Ribeira; Porto ao Cristo da Barra; Sereia de Itapuã ao Farol de Itapuã; Praia de Armação à Praia do Corsário e Tubarão à Praia de São Tomé de Paripe”, explica o pesquisador Cleber Cremonese, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.
Leia MaisCreatina: os efeitos reais do suplemento na performance e na saúde
Enquanto as tendências do mundo fitness mudam com frequência – e certas modalidades, técnicas e suplementos perdem o apelo em pouco tempo -, a creatina é uma das substâncias que permanecem firmemente recomendadas por profissionais de saúde devido aos seus benefícios amplamente estudados.
A creatina é naturalmente produzida pelo corpo humano por meio de 3 aminoácidos (lisina, metionina, arginina) no fígado, rim e pâncreas – e a substância também chega em nosso organismo por meio de alimentos de origem animal, como carnes e leite.
Leia MaisVacinas: Governo Federal lança programa de combate à desinformação
O Governo Federal lançou (24/10) o programa Saúde com Ciência, uma iniciativa inédita em defesa da vacinação e voltada ao enfrentamento da desinformação em saúde. A proposta faz parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices.
Com o objetivo de fortalecer as políticas de saúde e a valorização do conhecimento científico, o Saúde com Ciência é composto por cinco pilares, que envolvem cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização. Diretor do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), Rodrigo Murtinho participou do evento, ao lado de representantes da Fiocruz Brasília.
Leia MaisIdeiaSUS Fiocruz debate direitos humanos e cidadania das PcD
Espaço de interlocução entre estudantes, pesquisadores e ativistas que, por meio de suas experiências, fortalecem os princípios de luta do segmento de pessoas com deficiência (PcD), como sujeitos de direitos sanitários. Assim é definida a Comunidade de Experiências e Práticas Acessíveis e Inclusivas (Cepai) da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, a ser relançada na próxima segunda-feira (30/10), às 9h, na Tenda da Ciência, sede da Fiocruz no Rio de Janeiro, com transmissão simultânea no YouTube.
O evento de relançamento da Cepai contará com duas mesas de debate sobre direitos humanos e cidadania da pessoa com deficiência. Na primeira, Anna Paula Feminella apresentará um panorama do estado da arte da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (SNPD/MDHC). Josiane França Santos abordará a experiência política inovadora da qual participa, por meio de um mandato coletivo, cujo foco são os direitos da pessoa com deficiência. Laís Silveira Costa, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), falará sobre os produtos obtidos e as novas perspectivas da Pesquisa da Rede PMA Fiocruz, voltada para a identificação de lacunas assistenciais às pessoas com deficiência na Atenção Primária à Saúde. O Programa PMA, por meio de suas redes temáticas, têm o objetivo de induzir a realização de pesquisas aplicadas no campo das políticas públicas e modelos de atenção e gestão à saúde, além de incentivar a cultura colaborativa na produção de conhecimento e de soluções criativas em saúde pública, incluindo ações voltadas para a pessoa com deficiência.
Leia MaisÁustria faz alerta após Ozempic falso causar internações e efeitos colaterais graves
Vários austríacos precisaram de atendimento hospitalar depois de usarem o que acreditavam ser um medicamento para perder peso — o Ozempic.
O Escritório Federal de Segurança em Cuidados de Saúde da Áustria, o BASG, disse ter detectado “efeitos colaterais graves”, incluindo níveis baixos de glicose (açúcar no sangue) e convulsões.
Leia MaisO que são os ‘resfriados longos’, que têm sintomas semelhantes aos da covid
Um estudo realizado no Reino Unido revelou que, assim como existe a covid longa, há também os “resfriados longos”, capazes de gerar sintomas que persistem após a infecção inicial.
Entre os sintomas mais comuns dos resfriados duradouros estão tosse, dores de estômago e diarreia.
Leia MaisFiocruz vai começar a distribuição de antirretroviral combinado para o SUS
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) inicia, neste mês de outubro, o fornecimento de uma combinação inédita com dois medicamentos eficazes para pacientes com HIV/Aids. O regime de dosagem simplificada com os antirretrovirais Dolutegravir 50mg + Lamivudina 300mg representa um avanço para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo mais facilidade e praticidade para o tratamento.
Tradicionalmente, o tratamento do HIV envolvia combinações de vários medicamentos de diferentes classes para suprimir efetivamente o vírus e retardar a progressão da doença. Uma única dose diária de um comprimido deste medicamento garantirá a eficácia e auxiliará na continuidade do tratamento, com menor potencial de toxicidade e de efeitos adversos graves, não havendo histórico nenhum de resistência.
Leia MaisFiocruz inicia trabalho de inteligência pandêmica em parceria com OMS
Após cumprir intensa agenda institucional ao longo do World Health Summit, em Berlim, a delegação da Fiocruz, acompanhada do presidente Mario Moreira, fez a primeira visita oficial ao Hub da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Inteligência Pandêmica e Epidêmica, com sede na capital alemã. A Fundação é parte integrante do Hub desde maio deste ano, quando assinou com a OMS um memorando de entendimento para colaborar com a iniciativa no desenvolvimento e expansão de ferramentas de vigilância em nível global.
O encontro, que ocorreu em 18 de outubro, reuniu equipes da Fiocruz e da OMS para dar início à elaboração de um plano de trabalho conjunto. “A partir de toda a expertise já acumulada pelos nossos profissionais, entendemos que a Fiocruz pode contribuir, na perspectiva do hub, tanto para o desenvolvimento e a implementação de ferramentas de vigilância em outros países, como também atuar numa etapa prévia, de preparação dos sistemas de informação, num modelo de cooperação estruturante, em países que ainda carecem de bases de dados consistentes”, destaca o presidente Mario Moreira.
Leia Mais