Monthly Archives: outubro 2021

Boletim destaca relevância de medidas de proteção coletiva

Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (29/10), reforça a estabilidade de indicadores da transmissão do Sars-CoV-2 (Covid-19), mas a chama atenção que a idade precisa ser considerada como um aspecto de vulnerabilidade e requer medidas de proteção, manejo clínico e vigilância. Os novos dados mostram que – apesar da melhoria do cenário geral – a proporção de casos internados entre idosos está em 63,3% e que 81,9% dos óbitos ocorrem em pessoas acima de 60 anos. A letalidade hospitalar em idosos é 2,5 vezes maior do que em adultos jovens. Na Semana Epidemiológica 41, a média de idade, das internações em UTI e de óbitos foi, respectivamente, 62,1; 64,2 e 71,6 anos.

Na nova edição, os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo Boletim, defendem a adoção de medidas que garantam melhor qualidade do ar nos ambientes fechados e orientam que empregadores e trabalhadores avancem conjuntamente em campanhas, estimulando e induzindo a adoção do passaporte de vacinas nos diversos ambientes de trabalho, tais como bares e restaurantes, escolas e universidades, comércio e serviços entre outros.

Leia Mais

Lançada nova edição do Radar Covid-19 Favela

A 13ª edição do Radar Covid-19 Favela traz como tema “A vacinação na Maré”, com informações sobre a campanha de vacinação de segunda dose no território realizada por meio da articulação entre Fiocruz, Redes da Maré e prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde. Também são destaques dessa edição a precarização dos serviços de saúde, o empobrecimento e avanço da tuberculose nas favelas.

A seção Megafone traz informações sobre a ação de vacinação que ocorreu entre os dias 14 e 16 de outubro na Maré, atingindo 70% de cobertura vacinal de segunda dose. O impacto do estande de tiros da cidade da polícia na vida e saúde mental dos moradores de Manguinhos também foi tematizado na seção.

Leia Mais

Para 90%, brasileiros não têm condições de pagar médicos de qualidade, diz pesquisa

Embora a maior parte dos brasileiros use majoritariamente o SUS (Sistema Único de Saúde), onde o tratamento é gratuito, questões de ordem econômica entraram com força no último ano para o rol de principais preocupações dos brasileiros quanto à saúde, mostra uma pesquisa da Ipsos divulgada nesta semana.

O Brasil teve o maior percentual mundial de pessoas que dizem que a população não tem condições financeiras para pagar por cuidados médicos de boa qualidade — 90% dos entrevistados têm essa opinião. A média global nesse quesito é de 58%.

Leia Mais

Vacina AstraZeneca/Fiocruz confere alta proteção em idosos contra a variante Gama

Um novo estudo publicado na revista científica Nature Communications nesta quinta-feira (28/11) mostra que duas doses da vacina AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz, conferem uma alta proteção contra a variante Gama em pessoas acima dos 60 anos. Tendo como base São Paulo, a pesquisa revela que a segunda dose eleva em cerca de 30% a proteção contra a morte, em relação à aplicação da primeira, chegando a uma efetividade de 93,6%. Conduzido por 20 pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e da Espanha, o estudo Efetividade da vacina ChAdOx1 em adultos mais velhos durante a circulação da variante Gama em São Paulo reforça às autoridades de saúde a necessidade de buscar os idosos faltosos e completar o seu esquema vacinal.

A pesquisa foi coordenada por Julio Croda, pesquisador da Fiocruz Mato Grosso do Sul, e busca responder à escassez de dados sobre a efetividade da AstraZeneca na população idosa em países com uma alta prevalência da Gama – variante identificada pela primeira vez em Manaus. Foi escolhido, então, o estado de São Paulo, o mais populoso do país e que atravessou três ondas da epidemia de Covid-19, acumulando mais de 3,89 milhões de casos e 130 mil mortes até 9 de julho. Durante a segunda e a terceira ondas, a variante Gama aumentou sua circulação e chegou a uma prevalência de 80,2% de março a maio deste ano.

Leia Mais

Mês do idoso: pesquisadora analisa o envelhecimento no Brasil

“Envelhecer no Brasil é muito perigoso”. Em comemoração a mais um Dia Mundial do Idoso (1º de outubro) e ao mês do Idoso, essa é a triste constatação da socióloga Dalia Romero, mestre em Demografia, doutora em Saúde Pública e chefe do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde (Icict/Fiocruz). E essa conclusão surge a partir de pesquisas e seminários com foco no envelhecimento e saúde do idoso, realizados desde há décadas.

“Cada vez mais, o envelhecimento vai chegar mais cedo no Brasil, devido à grande perda que temos em qualidade de vida em geral, que já vem de antes da pandemia”, comenta Dalia, lembrando que há dois anos, em 2019 – bem antes da chegada Covid-19, portanto – já eram sentidos os indicadores de uma perda da qualidade de vida para as pessoas idosas.

Leia Mais

CSP lança suplemento sobre os 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição

O periódico Cadernos de Saúde Pública publicou o suplemento temático sobre a evolução da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) nos últimos 20 anos. A iniciativa é apoiada pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde.

O lançamento também veio acompanhado de um episódio do programa Entrevista com Autores, no qual duas das editoras do suplemento apresentam e dialogam sobre a temática. O programa com a professora do Instituto de Nutrição da UERJ, Inês Ruggani, e a professora do departamento de Nutrição da UNB, Elisabetta Recine, pode ser assistido em vídeo no canal de Youtube da ENSP e escutado em áudio no canal de CSP nas principais plataformas de podcast.

Leia Mais

IFF/Fiocruz realiza a 2ª Jornada da Área da Mulher

A 2ª Jornada da Área de Atenção Clínico-Cirúrgica à Mulher do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) ocorreu nos dias 10, 17 e 24 de setembro. A série de eventos abordou diferentes dimensões das temáticas: Planejamento Reprodutivo, Prevenção do Câncer de Colo Uterino, Envelhecimento Saudável, Uroginecologia e Oncogenética e Câncer de Mama, trazendo aspectos relevantes para as práticas dos profissionais, a organização dos serviços e a qualificação da implementação de políticas públicas de saúde das mulheres.

Inteiramente on-line, as atividades reuniram profissionais das diferentes categorias da Área da Mulher do Instituto, residentes, alunos da Pós-Graduação Strictu Sensu, além de convidados externos representando instituições, como o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o Instituto Nacional de Câncer (Inca); a Universidade de São Paulo (USP); e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ). “A intenção da gestão é cada vez mais fortalecer a nossa participação no Portal de Boas Práticas. Certamente, ano que vem estaremos na III Jornada”, disse o gestor da Área da Mulher do IFF/Fiocruz, Rodrigo Cruz.

Leia Mais

Transformação digital na saúde será tema de seminário da Fiocruz Brasília

Tecnologias digitais se fazem cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Quais os possíveis impactos dessa transformação digital na saúde pública? Quais as ameaças e as oportunidades que ela traz para a efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)? Discutir essas questões é o objetivo do Seminário Transformação Digital em Saúde – Desafios para os Princípios e as Diretrizes do SUS, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro, com transmissão ao vivo pela UnBTV.

O evento será realizado pelo Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília, a Coordenação de Atenção Primária à Saúde (CoAPS) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e a Universidade de Brasília (UnB), com patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAP-DF), e parceria da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (Picaps) e do ImpactHub. O seminário faz parte do convênio firmado entre Fiocruz Brasília e FAP-DF.

Leia Mais

Pesquisa com macaco rhesus abre caminho para vacina contra a esquistossomose

Considerada uma das 17 doenças tropicais negligenciadas (DTNs) no mundo, a esquistossomose ainda é um importante problema de saúde pública no Brasil. No entanto, o único medicamento usado no tratamento foi descoberto há mais de 40 anos. Pesquisa publicada nesta terça-feira (26/10) na revista Nature Communications mostra um caminho para o desenvolvimento de novas terapias e até mesmo de uma vacina contra essa parasitose.

Um grupo que envolve cientistas do Instituto Butantan, da Universidade de São Paulo (USP) e de instituições internacionais descobriu o mecanismo pelo qual o macaco rhesus (Macaca mulatta) desenvolve naturalmente uma resposta imune duradoura contra a esquistossomose. Essa resposta leva à autocura da doença após um primeiro contato com o parasita Schistosoma mansoni e, além disso, possibilita que o organismo do animal reaja com mais rapidez a uma segunda infecção.

Leia Mais

Inscrições abertas para o 5º Seminário sobre a Epidemia das Drogas Psiquiátricas

Crise Planetária: Pandemia, Desigualdades, Neoliberalismo e Patologização será o tema da quinta edição do Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro. Realizado desde 2017 sob a coordenação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saíude Pública (Ensp/Fiocruz), a edição deste ano pretende discutir as consequências da crise planetária – agravada pela pandemia de Covid-19 – na patologização da vida. O seminário será transmitido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YoutubeFaça sua inscrição aqui.

Leia Mais