Monthly Archives: junho 2021

Foto: Freepik

Coronavírus infecta e se replica em células das glândulas salivares

A descoberta foi feita por pesquisadores da USP por meio de análise de amostras de glândulas salivares de pacientes que morreram por covid-19.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) constataram que o sars-cov-2 infecta e se replica em células das glândulas salivares. Por meio de análises de amostras de três tipos de glândulas salivares, obtidas durante um procedimento de autópsia minimamente invasiva em pacientes que morreram em decorrência de complicações da covid-19 no Hospital das Clínicas da FMUSP, eles verificaram que esses tecidos especializados na produção e secreção de saliva são reservatórios para o novo coronavírus. Os resultados do estudo, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foram publicados no Journal of Pathology.

Leia Mais

Webinário “Além dos limites da Saúde: cuidado em perspectiva interdisciplinar” acontece dia 2/7

Os alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz), realizarão, na sexta-feira, 2 de julho, o webinário Além dos limites da saúde: cuidado em perspectiva interdisciplinar. O evento integra a disciplina Seminários Avançados de Pesquisa I, ministrada pela Profª Drª Maria Cristina Soares Guimarães e tem como objetivo “promover a reflexão e o debate sobre os conceitos de cuidado para além do amplamente utilizado no campo da saúde, em uma perspectiva interdisciplinar”. A abertura do seminário on-line, às 14h30, contará com a presença do coordenador do PPGICS, Igor Sacramento; da professora do Programa de Pós-Graduação do Icict e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV Fiocruz), Márcia Teixeira, e do aluno do doutorado do Programa, Marcio Calil. Às 15h, será a vez do primeiro painel: Existe felicidade em meio à pandemia? Psicologia Positiva, Filosofia e o que a gente faz com isso. A sessão será conduzida pelo psicólogo Luciano Sewaybricker, docente do Centro Universitário São Camilo (SP) e responsável pela estruturação do serviço de acolhimento profissional do centro. Com experiência em psicologia social, com ênfase em psicologia do trabalho e organizacional, Sewaybricker atua, principalmente, com os temas: felicidade, trabalho e carreira. No segundo painel – Quem é eu? – é a vez da professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Nelma Garcia de Medeiros, que tem experiência nas áreas de filosofia, história e psicanálise, com ênfase em ética e filosofia política na modernidade, teoria do conhecimento, história das idéias políticas e história da filosofia, além de integrar o grupo de pesquisa em “Estudos Transitivos do Contemporâneo” (Grupos de Pesquisa do Brasil – CNPq/UFJF). Em seguida, às 16h, será feita a síntese das apresentações, com a mediadora Márcia Teixeira e, finalizando, às 16h15, perguntas e interações”. O evento será encerrado às 17hs. O webinário “Além dos limites da Saúde: cuidado em perspectiva interdisciplinar” será transmitido pelo canal da VideoSaúde no Youtube.

Leia Mais
Foto: Angelo Esslinger/Pixabay

Pesquisa busca compreender o que o brasileiro pensa sobre a vacina da COVID-19

Projeto conduzido na UFSCar procura voluntários de qualquer região do país, a partir de 18 anos. Participação será por meio de formulário eletrônico.

Cientistas do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convidam pessoas de todas as regiões do Brasil para participar de uma pesquisa que busca compreender as concepções que a população brasileira tem sobre a vacinação contra a COVID-19.

Leia Mais

Especialistas da Fiocruz debatem avanços da pesquisa na Antártica

Em 2020, as operações de pesquisa não puderam ocorrer no continente gelado em função das restrições provocadas pela pandemia de Covid-19. Ao mesmo tempo, a atual crise sanitária demonstrou a importância do conhecimento em saúde, da vigilancia, e de integrar a saúde humana, ambiental e animal, para dar respostas aos desafios do presente e do futuro. Por isso, este ano, as equipes se preparam para novas missões de pesquisa e já debatem formas de dar respostas ainda mais robustas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à sociedade. As próximas missões do projeto Fiocruz na Antártica (FioAntar) estão planejadas de outubro de 2021 a março de 2022 e seguirão rígidos protocolos sanitários impostos pela pandemia para garantir a segurança não apenas dos envolvidos, mas também do próprio ambiente antártico. As explorações poderão ser acompanhadas pelo site do projeto.

Parte do preparo para as missões consistiu na organização de um seminário interno (18/6) em que cada um dos nove laboratórios que compõem o FioAntar teve a oportunidade de apresentar o andamento das suas pesquisas, assim como de discutir sugestões metodológicas e procurar sinergias com os outros laboratórios e integrantes da iniciativa. As trocas renderam frutíferas discussões: houve compartilhamento de resultados, formação de grupos de trabalho e de estudo, e alinhamento de metodologias e fluxos. Com todas estas energias convergindo, surgiram propostas para aprimorar as entregas que o FioAntar pretende oferecer ao SUS e à sociedade brasileira.

Leia Mais
Imagem: FM-USP/divulgação

Identificada pela primeira vez a presença de microplásticos ambientais no pulmão humano

Pesquisadores da USP encontraram resíduos plásticos em 13 de 20 amostras de tecido pulmonar analisadas. Polietileno e polipropileno foram os polímeros mais frequentes.

A presença de microplásticos ambientais no pulmão humano foi documentada pela primeira vez por pesquisadores da Universidade de São Paulo (FM-USP) em artigo publicado no Journal of Hazardous Materials.

Leia Mais

Chefe de vacinas da Pfizer: ‘Quando chegar sua vez, tome a que estiver disponível’

Quando uma empresa desenvolve um produto que ganha a preferência do público, isso geralmente é encarado como sinal de sucesso. Porém, ao falarmos de vacinas, essa “escolha” seletiva do consumidor pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

E isso é ainda mais perigoso quando estamos no meio de uma pandemia: muitos brasileiros estão deixando de ir ao posto de saúde quando as doses disponíveis naquele local são de determinado fabricante ou de outro.

Leia Mais

Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil: nesta sexta-feira chegarão mais 3 milhões de doses do imunizante

Chegou ao Brasil na manhã de hoje (24) mais um lote da vacina contra covid-19 da Janssen, a unidade farmacêutica da Johnson&Johnson. As 300 mil unidades da vacina de dose única se juntam às 1,5 milhão de doses recebidas pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (22). O imunizante foi desembarcado no Aeroporto  Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

O lote da Janssen deve ser entregue aos estados e Distrito Federal nos próximos dias. A definição da distribuição é realizada semanalmente em reuniões com Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Leia Mais

Aquecimento global ameaça cidades costeiras, alertam peritos da ONU: informação é de relatório provisório do Painel sobre Evolução do Clima

A subida do nível do mar, as inundações e a intensificação das ondas de calor ameaçam as cidades costeiras em todo o mundo, diz relatório provisório do Painel Intergovernamental de Especialistas sobre a Evolução do Clima (IPCC, na sigla em inglês).

De Bombaim a Miami, Daca ou Veneza, essas cidades e os seus milhões de habitantes que vivem na foz dos estuários ou nas linhas sinuosas da costa estão “na linha da frente” da crise climática, que corre o risco de redesenhar os mapas dos continentes, afirma o documento.

Leia Mais

Presidente da Anvisa apela à população que tome segunda dose da vacina: Antonio Barra Torres recomenda também o uso de máscaras

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, apelou às pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 que, no momento indicado, tomem a segunda dose, completando o ciclo de imunização.

Ao abrir, hoje (21), a 12ª reunião da diretoria colegiada da agência, Torres também enfatizou a importância do uso de máscaras e das demais orientações das principais autoridades sanitárias mundiais, como o distanciamento social e a frequente e adequada higienização das mãos.

Leia Mais

Dia Mundial da Yoga: atividade terapêutica melhora qualidade de vida: professora dá dicas de exercícios que devem ser feitos logo de manhã

Praticante de yoga há cinco anos, a fonoaudióloga Lilian Papis não abandonou a atividade quando a pandemia começou. Toda segunda e quarta-feira ela faz aulas online. “Comecei yoga há cinco anos, bem antes da pandemia, fazia presencialmente e agora faço online duas vezes por semana. A yoga me ajudou bastante a me acalmar, a me tranquilizar. Em relação aos alongamentos, diminuíram algumas dores que eu tinha nas costas, melhorou minha qualidade do sono. É muito bom, ajuda muito a ter um equilíbrio físico e mental”, comenta Lilian, que é aluna da professora Mirian Gardini. 

A professora diz que a procura pela prática do yoga durante a quarentena é porque o período contribuiu para que as pessoas se voltassem mais para o seu interior, já que foram aconselhadas a se isolar em casa, por causa do contágio da covid-19.

Leia Mais