Monthly Archives: abril 2021

InfoGripe: Brasil continua na zona de risco em casos de SRAG

Divulgado nesta sexta-feira (30/4), o Boletim InfoGripe aponta que nenhum dos 27 estados apresenta sinal de crescimento até a Semana Epidemiológica (SE) 16 e 23 mostram tendência de queda. Apesar deste quadro, todas as regiões do país encontram-se na zona de risco e com ocorrências de casos muito altas. A análise, que tem como base os registros do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), é referente ao período de 18 a 24 de abril. Cerca de 90% dos casos positivos de Síndrome Respiratoria Aguda Grave (SRAG) foram associados à Covid-19.

Em um momento em que o país registra mais de 400 mil mortes pela Covid-19, o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, ressalta que esses sinais reforçam a importância da cautela em relação às medidas de flexibilização das recomendações de distanciamento para redução da transmissão da Covid-19, enquanto a tendência de queda não for mantida por tempo suficiente para que o número de novos casos atinja valores significativamente baixos. Gomes alerta que a retomada das atividades de maneira precoce pode levar a um quadro de interrupção da queda ainda em valores muito distantes de um cenário de segurança.

Leia Mais

Fiocruz Paraná lança o jogo No Rastro de Merit

No dia 20 de abril, a Coordenação de Extensão e Divulgação Científica do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) lançou o jogo No Rastro de Merit. O jogo faz parte de um projeto maior, comtemplado no edital Mais Meninas na Fiocruz da Fundação Oswaldo Cruz, e oferece o resgate da história de mulheres cientistas ao longo do tempo, a valorização das cientistas contemporâneas e a inspiração para futuras cientistas. O evento online de lançamento contou com a participação das estudantes contempladas na iniciativa Cientista-Madrinha, das pesquisadoras e diretoria da Fiocruz Paraná, além da presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima, e da coordenadora de Divulgação Científica da Vice-presidência de Educação, Comunicação e Informação da Fundação, Cristina Araripe.

“Conectando passado, presente e futuro, o jogo possibilita conhecer a atuação das mulheres na ciência bem como obstáculos, já superados ou atuais, que lhes dificultam a trajetória, e esperanças e oportunidades que surgem com o fortalecimento da sororidade na caminhada científica. Com uma dinâmica simples, rápida e divertida, aprende-se muito neste jogo, que pode ser jogado entre 2 a 6 participantes, de forma individual, em duplas ou com formação de times”, explica Maria das Graças Rojas Soto, criadora do instrumento e coordenadora de Extensão e Divulgação Científica do ICC. Durante o evento, foi exibido um tutorial demonstrando uma partida do jogo.

Leia Mais

Covid: como só 6 se infectaram com covid-19 em show com 5 mil pessoas em Barcelona?

Pesquisadores na Espanha dizem que não detectaram sinais expressivos de infecção por coronavírus entre as pessoas que participaram de um grande show realizado como teste no mês passado.

Seis pessoas testaram positivo para covid-19 14 dias depois de assistir ao concerto em Barcelona, mas essa incidência, segundo os cientistas, foi menor do que a observada na população em geral.

Leia Mais

Covid-19: Fiocruz inicia teste clínico com medicamentos para hepatite C

Dois medicamentos usados contra a hepatite C se mostraram eficazes ao inibir a replicação do Sars-CoV-2 em estudos com células em laboratório, com a pesquisa entrando agora em sua fase 2: o teste em pacientes. Os resultados desta primeira fase do trabalho, liderado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram publicados (21/4) em artigo na Journal of Antimicrobial Chemotherapy, da Oxford Academic. Os resultados da fase 2 possivelmente serão conhecidos no segundo semestre deste ano.

O estudo, iniciado no ano passado, partiu de semelhanças entre o novo coronavírus e o vírus da hepatite C. Se esses dois medicamentos eram eficazes contra um, também poderiam apresentar resultados contra o outro, explica Thiago Moreno, pesquisador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) e coordenador do estudo que resultou no artigo Atividade antiviral in vitro dos medicamentos anti-HCV daclatasvir e sofosbuvir contra Sars-CoV-2, o agente etiológico da Covid-19

Leia Mais
Foto: Pixabay

Lesões em órgãos revelam efeitos de síndrome ligada à covid grave em crianças

Estudo relaciona covid-19 com lesões nos órgãos vitais do corpo em crianças vítimas da doença.

Análises identificaram lesões em todos os órgãos vitais, causadas pelo coronavírus, em crianças que morreram da doença.

Leia Mais

Covid: as imagens que revelam o colapso na Índia na pandemia

A Índia tem visto um aumento muito forte nos casos de covid-19 nos últimos dias e vive uma situação de colapso, com hospitais na capital e em todo o país recusando pacientes após ficarem sem oxigênio e leitos.

As ambulâncias equipadas com oxigênio são escassas e tem sido difícil para as famílias conseguirem transportar pacientes para hospitais, mesmo que encontrem um leito.

Leia Mais

Projeto ArticulaFito destaca três espécies vegetais da Caatinga

Nesta quarta-feira (28/4), é celebrado o Dia Nacional da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro que, de acordo com mapeamento realizado pela Fiocruz e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), abriga três espécies vegetais com potencial para mercados diferenciados. Extrato de melão de São Caetano, extrato de arnica e cera de carnaúba estão entre as 26 cadeias de valor identificadas pelo projeto ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais da Fundação e do Mapa, o maior mapeamento de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias já realizado no Brasil. Os três produtos – frutos da caatinga e com origem no Rio Grande do Norte (RN) – são considerados promissores para o mercado de cosméticos naturais.

A coordenadora técnica e executiva do ArticulaFito, Joseane Carvalho Costa, que é pesquisadora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), explica que cadeias de valor são sistemas produtivos que utilizam de forma sustentável recursos da sociobiodiversidade e contribuem com a conservação ambiental, o desenvolvimento econômico e a redução de desigualdades. “Por terem agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais em suas bases produtivas, essas cadeias agregam valores étnicos, históricos, sociais, culturais e ambientais aos seus produtos. Assim, o fortalecimento das cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade representa grande oportunidade para o desenvolvimento econômico local, a partir de ações que integrem produção sustentável e geração de renda, aliando conservação da biodiversidade e empoderamento social das populações extrativistas e dos agricultores familiares”, afirma.

Leia Mais

Evento traz informações sobre doenças crônicas e fatores de risco

O evento on-line será nesta terça-feira, das 18 às 19 horas, aberto ao público

Nesta terça-feira, dia 27, a Liga de Estudos sobre Condições Crônicas de Saúde e Feridas (LIFECS), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, promove seu primeiro evento: Doenças Crônicas: o que são, fatores de risco, curiosidades e aspectos relacionados.

Leia Mais

Pesquisa Nacional de Saúde ganha painel de visualização de indicadores

O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza nesta sexta-feira (30/4) webinar para o lançamento da nova plataforma online de indicadores relacionados à Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). A atividade acontece às 14h e será transmitido pelo canal da VideoSaúde Distribuidora no Youtube.

Com dados das duas edições da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013 e 2019, o novo painel é uma ferramenta de visualização dos principais indicadores obtidos nas duas edições da pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em colaboração com o Icict e a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS).

Leia Mais

Covid na Índia: por que a tragédia da pandemia no país asiático ameaça o mundo todo

“Nunca vi uma situação tão assustadora. Não posso acreditar que estamos na capital da Índia”, diz Jayant Malhotra à BBC. “As pessoas não estão recebendo oxigênio e estão morrendo como animais.”

Malhotra tem ajudado em um crematório na capital da Índia, Delhi, onde hospitais estão sofrendo com uma onda sem precedentes de infecções por coronavírus.

Leia Mais