Monthly Archives: novembro 2020

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

Estudo que avalia uso de tecnologia na promoção de hábitos saudáveis durante a pandemia busca voluntários

Resultados do projeto conduzido na UFSCar poderão orientar o desenvolvimento de políticas públicas. Para participar é preciso ter mais de 20 anos e responder a um questionário on-line disponível até segunda-feira.

Pesquisadores do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (DGero-UFSCar) buscam voluntários para um estudo que visa avaliar se – durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia – as pessoas estão recorrendo à tecnologia para melhorar hábitos relacionados a atividade física, alimentação, controle de estresse, interação e diminuição do consumo de bebida alcoólica e tabaco.

Leia Mais

Novas formulações para o controle do Aedes Aegypti

O Ministério da Saúde lançou, em 24 de novembro, a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras como a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré. O tema da campanha que será veiculada até 31 dezembro é Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundoFaça a sua parte. O objetivo é conscientizar sobre os perigos do inseto, e motivar os brasileiros para o combate aos criadouros. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, entre as medidas tomadas pelo órgão para combater a proliferação do mosquito, estão a compra de inseticidas e as atualizações dos manuais de manejo clínico.

Um método de controle promissor é o uso de mosquitos como veículo para disseminar minúsculas partículas de inseticidas, como o piriproxifeno (PPF) em criadouros. É o que mostra um artigo publicado, recentemente, na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (vol. 115, out/2020). Pesquisadores do Rio de Janeiro investigaram duas novas formulações de PPF contra o Aedes aegypti em dois locais da cidade do Rio de Janeiro para avaliar a eficácia desses produtos.

Leia Mais

Inscrições abertas para o Hackathon Covid-19

Estão abertas até 7 de dezembro as inscrições para o Hackathon que será realizado durante a Feira Digital de Soluções para a Saúde, promovida pela Fiocruz de 9 a 11 de dezembro. Com o apoio do Ministério da Saúde e do Ninna Hub, o Hackathon tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas no contexto do enfrentamento da Covid-19. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se inscrever, preferencialmente com atuação nas áreas de negócios, marketing, designer (UX) e desenvolvimento (TI).

As equipes do Hackathon deverão ter de dois a quatro integrantes, com perfis de atuação variados, podendo ser formadas por pessoas de diferentes locais. Todos os integrantes da equipe deverão se inscrever individualmente, informando o nome do time. Pessoas que ainda não têm uma equipe poderão fazer sua inscrição mesmo assim, e os organizadores do evento irão auxiliá-las na formação dos times.

Leia Mais
Foto: Puwadol J./123RF

Cientistas da USP identificam mais um mecanismo envolvido na forma mais grave de covid

Um conjunto de moléculas presentes dentro das células e envolvidas na inflamação pode ajudar a prever se o paciente evoluirá para casos mais graves ou mais leves da covid-19.

Estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto mostrou que o grau de ativação dos inflamassomas está associado ao desfecho clínico dos pacientes. Descoberta abre caminhos para novas possibilidades de tratamentos, pois já existem drogas eficazes que inibem os inflamassomas.

Leia Mais
Foto: Cedida pelo pesquisador

Cientistas propõem uso do peixe paulistinha para testar segurança de vacinas de covid

A pesquisa, que está em preprint, contou com a participação de cientistas de diversas universidades do Brasil.

O zebrafish, conhecido como peixe paulistinha, apresentou resposta imunológica contra o SARS-CoV-2 e reações parecidas com casos graves em humanos.

Leia Mais

Edição Especial do Radar Covid-19 Favelas reúne relatos de Agentes Comunitários de Saúde

A quarta edição do Radar Covid-19 Favelas traz em destaque o Especial ACS, reunindo depoimentos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O informativo também apresenta reivindicações e denúncias realizadas por moradores, trabalhadores e pessoas que atuam em territórios periféricos do Rio de Janeiro.

A seção “Megafone” abre com o informe dos moradores da ocupação Ágatha, localizada no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, que foram desalojados no dia 22 de outubro. Ao todo, 16 famílias incluindo crianças, idosos, uma mulher grávida e pessoas com dificuldade de mobilidade foram despejadas da ocupação sem aviso prévio. Também ocorreu, no dia 3 de novembro, um ato contra o fechamento do Hospital Geral de Bonsucesso, onde trabalhadores e militantes de movimentos sociais da saúde realizaram a ação visando garantir o emprego dos funcionários e uma reabertura segura após o incêndio que atingiu parte do hospital.

Leia Mais

Com eficácia de 90%, vacinas produzidas pela Fiocruz poderão beneficiar 30% mais pessoas

Resultados preliminares dos estudos clínicos de fase 3 da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford divulgados nesta segunda-feira (23/11) confirmam a expectativa de especialistas e põem o Brasil cada vez mais perto de uma resposta em larga escala. “Com uma eficácia demonstrada de 90% e um esquema vacinal que permitirá otimizar as doses a serem produzidas, esta vacina deixa de ser uma candidata promissora para ser uma vacina que será produzida pela Fiocruz e uma resposta à saúde pública brasileira”, destaca a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Para a Fiocruz, o protocolo de maior eficácia, com 90%, representa a possibilidade de vacinar ainda mais pessoas com o mesmo número de doses a serem produzidas. Segundo os dados apresentados, a eficácia de 90% foi alcançada ao se utilizar uma primeira dose reduzida pela metade e uma segunda dose padrão, com um mês entre as duas dosagens, o que permite o aumento de 30% no número de pessoas a serem vacinadas, já que, inicialmente, pensava-se que seria necessária utilizar o esquema vacinal de duas doses para cada pessoa.

Leia Mais
Foto: Alfredo Mendrone-Junior/Fundação Pró-Sangue

Estudo pode facilitar a triagem de doadores para terapia com plasma de convalescentes da COVID-19

Pesquisadores da Fundação Pró-Sangue e da USP mostram que testes sorológicos comerciais, disponíveis em laboratórios de todo o país, podem ser usados para avaliar se há no plasma doado quantidade suficiente de anticorpos capazes de neutralizar o novo coronavírus (kit de reagentes usados no teste imunoenzimático).

Estudo conduzido por pesquisadores da Fundação Pró-Sangue e da Universidade de São Paulo (USP) aponta que dois testes comerciais amplamente usados para detectar anticorpos contra o novo coronavírus em amostras de sangue – e disponíveis em laboratórios de todo o país – podem também ser úteis na triagem de doadores para terapia com plasma de convalescentes da COVID-19.

Leia Mais

Covid-19: estudo identifica a circulação de oito linhagens do vírus no Amazonas

Após nove meses do surgimento do primeiro caso de Covid-19 no Amazonas, pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) já sequenciaram 79 genomas do Sars-CoV-2, a partir de amostras obtidas em 18 municípios do estado. A pesquisa contou com a parceria da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM), dentro de uma estratégia de vigilância de vírus emergentes/reemergentes e negligenciados, iniciada há mais de cinco anos.

Liderado pelo pesquisador e vice-diretor de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, o estudo encontrou oito linhagens do novo coronavírus circulando no estado, o que sugere ao menos oito introduções do Sars-CoV-2 no Amazonas. Outra importante descoberta foi a identificação de quatro linhagens que ainda não haviam sido sequenciadas no Brasil.

Leia Mais

Coletânea sobre resposta global à pandemia é tema de seminário (18/11)

A próxima sessão dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde “José Roberto Ferreira”, que acontece nesta quarta-feira (18/11), a partir das 9h30, será dedicada ao pré-lançamento do livro eletrônico Diplomacia da saúde e pandemia: Reflexões a meio caminho.

Organizada pelo Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris/Fiocruz), a coletânea reúne textos sobre a resposta internacional aos desafios trazidos pela Covid-19. Desde o início da pandemia, foram acompanhadas, descritas e analisadas as respostas à pandemia nas diversas instâncias e agências das Nações Unidas, com particular foco na Organização Mundial da Saúde (OMS), e incluindo a Secretaria Geral, Conselho de Segurança, Ecosoc, Conselho de Direitos Humanos e outros; nas diversas regiões do mundo; em organizações ou iniciativas multilaterais e instituições financeiras.

Leia Mais