Monthly Archives: julho 2020

Fiocruz Amazônia vai atuar no controle do Aedes em Manaus

As ações de controle de mosquitos não podem ser esquecidas nem tão pouco negligenciadas, mesmo em tempo de pandemia. Neste sentido, projeto de pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) para controle de Aedes volta a ser implantado em Manaus nos próximos dias.

Trata-se do projeto que utiliza como estratégia a instalação de Estações Disseminadoras de Larvicida (EDs) como alternativa no controle de mosquitos Aedes aegypti e Ae. albopictus, transmissores dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Leia Mais

Fiocruz amplia ações contra a Covid-19 nos povos indígenas

Pesquisadores da Fiocruz elaboram plano de apoio ao enfrentamento à Covid-19 junto aos povos indígenas. Um dos objetivos é intensificar a vigilância e aprimorar informações acerca dos impactos da pandemia nessas populações, por meio de seis eixos de atuação. A iniciativa mobilizou diferentes unidades e vice-presidências e foi destacada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. “Essa é uma ação conjunta da Fundação, presente em todo território nacional, para dar suporte ao enfrentamento desta grave crise humanitária que atinge os povos indígenas no Brasil”, alertou.

O avanço do coronavírus na população indígena vem acompanhado de uma série de desafios. Os povos indígenas são um grupo particularmente vulnerável à Covid-19 devido às elevadas prevalências de diferentes doenças e agravos à saúde (desnutrição e anemia em crianças, doenças infecciosas como malária, tuberculose, hepatite B, hipertensão, diabetes, obesidade e doenças renais) e as prévias dificuldades de acesso ao sistema de saúde, particularmente da atenção especializada. Além disso, os indígenas sofrem com o aumento das queimadas e do desmatamento, com baixo saneamento e, em muitas situações, enfrentam uma enorme fragilidade econômica, o que dificulta a manutenção do isolamento social, que é uma medida fundamental no enfrentamento da pandemia.

Leia Mais
Imagem: Pete Linforth/Pixabay

Programa de Pesquisa para o SUS tem nova chamada de propostas

Serão selecionados projetos de pesquisas em linhas prioritárias para o enfrentamento da pandemia de COVID-19.

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) divulgou orientações para pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas em nova chamada do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

Leia Mais
Imagens: Carlos Henrique Miranda/USP

Pesquisadores registram ao vivo a formação de coágulos em vasos sanguíneos de pacientes com COVID-19

Estudo feito com 13 doentes submetidos à ventilação mecânica reforça a teoria de que distúrbios de coagulação sanguínea resultantes de uma resposta inflamatória exacerbada ao SARS-CoV-2 estariam na base dos sintomas mais severos da doença (a imagem 1 mostra a microcirculação normal; as imagens 2 e 3 registram sinais de problemas na circulação e, a imagem 4, capta a obstrução tromboembólica aguda.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto conseguiram registrar em pacientes internados com a forma grave da COVID-19 a formação de coágulos em pequenos vasos existentes embaixo da língua. O achado, divulgado na plataforma medRxiv, reforça a teoria de que distúrbios de coagulação sanguínea resultantes de uma resposta inflamatória exacerbada ao SARS-CoV-2 estariam na base dos sintomas mais severos da doença – entre eles insuficiência respiratória e fibrose pulmonar.

Leia Mais
Foto: PMSP

Isolamento social no Brasil reduziu transmissão do coronavírus pela metade, diz estudo na Science

Ação de conscientização do isolamento social em Paraisópolis, zona sul de São Paulo.

Mesmo adotado depois que vírus se espalhou, isolamento foi capaz de diminuir taxa de transmissão de 3 para 1,6 contaminados por pessoa infectada. Liderada por brasileiros, pesquisa mostra como é possível reconstruir a evolução da epidemia no Brasil a partir do genoma do vírus.

Leia Mais

Ferramenta prevê dores a longo prazo após ter chikungunya

Pesquisadores da Fiocruz Bahia desenvolveram prognóstico que pode ser útil para rastrear pacientes que irão necessitar de cuidados especiais, orientar políticas públicas de saúde e propiciar tratamento precoce, diminuindo a sobrecarga do sistema de saúde.

A chikungunya é uma doença causada por um vírus transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, que pode causar sintomas como febre, vermelhidão na pele e dores no corpo. Segundo o Ministério da Saúde, de janeiro a junho deste ano foram notificados mais de 48.300 casos prováveis da doença no Brasil. A região Nordeste apresentou as maiores taxas de incidência, sendo 48,3 casos/100 mil habitantes. Apenas o estado da Bahia concentrou cerca de 45% dos casos prováveis de chikungunya do país.

Leia Mais
FCM/Unicamp

Plataforma da Unicamp agrupa informações sobre a COVID-19

Site criado por equipe da Faculdade de Ciências Médicas tem dados epidemiológicos, manuais, artigos científicos, protocolos e outros dados sobre o novo coronavírus.

A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp) lançou uma plataforma on-line para agrupar artigos científicos, dados epidemiológicos e informações para a população sobre a COVID-19.

Leia Mais
Imagem: FGV/FM-USP

Especialistas apontam caminhos para o combate à pandemia no segundo semestre

A curva epidêmica no Brasil parece ter atingido um platô que deve perdurar pelo menos até o fim de 2020. Investir na identificação e no isolamento de infectados e de seus contatos próximos, manter as escolas fechadas e melhorar a qualidade da informação pública transmitida à população são medidas que governantes deveriam tomar para evitar que a situação se torne ainda mais grave.

Investir pesadamente em estratégias de vigilância em saúde que possibilitem identificar e isolar rapidamente pessoas com sintomas de COVID-19 e seus contatos próximos. Manter as escolas fechadas pelo menos até o fim deste ano. Fazer campanhas para conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar medidas de proteção, como uso de máscaras e distanciamento social, até que se tenha uma vacina eficaz. Parar de minimizar a importância da pandemia ou de transmitir a ideia de que o pior já passou.

Leia Mais
Foto: David Leo Veksler/Wikimedia Commons

Desmame precoce pode causar complicações gástricas futuras

Pesquisas feitas em ratos indicam que deixar de amamentar mais cedo do que o recomendado aumenta as chances de desenvolvimento de problemas gástricos.

Estudo feito em animais revela que deixar de amamentar mais cedo que o indicado pode acarretar mudanças permanentes no estômago.

Leia Mais
Foto:Marcos Santos/USP Imagens

Pesquisa associa consumo de álcool a mortes violentas em São Paulo

De acordo com a pesquisa, dos que haviam ingerido álcool, 32% tinham sido vítimas decorrentes de acidentes de trânsito e 30,5% de homicídios.

O estudo usou registros de vítimas do IML de São Paulo, cruzando dados sobre idade, sexo e concentração de álcool no sangue.

Leia Mais