Monthly Archives: junho 2020

Foto: Freepik/Cepeusp

Atividades físicas contribuem para boa saúde mental e imunológica no isolamento social

Um estudo da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP mostra que manter a prática de atividades físicas se tornou ainda mais importante neste período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Além de fortalecer o sistema imunológico, exercícios físicos fortalecem a saúde mental.

A pesquisa, realizada em parceria com professores e universidades de países da América Latina e Europa, mostra que pessoas com estilo de vida mais saudável, que já realizavam atividades físicas antes da pandemia ou que aderiram à prática neste período, conseguem suportar melhor a ansiedade e o estresse provocados neste momento.

Leia Mais
Créditos: Robson Moura/TV Brasil via Fotos Públicas

Ômega-3 pode trazer benefícios e riscos para pacientes com covid-19; uso deve ter orientação profissional

Ômega-3 é um dos suplementos alimentares mais consumidos no mundo, principalmente por indivíduos que apresentam algum risco cardiovascular.

Desde o início da pandemia de covid-19, tem-se questionado o uso de suplementos alimentares na recuperação dos doentes. Dados da literatura científica mostram que a suplementação com ácidos graxos ômega-3 apresenta potenciais benefícios e riscos. De um lado, pode ajudar a reduzir o quadro inflamatório causado quando ocorre a chamada “tempestade de citocinas” nos pacientes com covid-19. Porém, o suplemento também pode causar reações adversas que variam dependendo de cada indivíduo. Dessa forma, não é possível recomendar sua utilização em pacientes com covid-19 até que sejam realizados estudos clínicos mais conclusivos, e recomenda-se sempre buscar orientação profissional antes de ingerir esses suplementos.

Leia Mais
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Novo processo ampliará produção nacional de antiviral que pode reduzir tempo de internação por covid-19

Princípio ativo do antiviral tenofovir tem efeito similar ao do usado em outro medicamento do mesmo tipo, o remdesivir, em células infectadas pelo vírus da covid-19, inibindo sua replicação em testes de laboratório, o que pode ajudar a reduzir o tempo de internação dos pacientes com a doença 

O fumarato de tenofovir, substância que é o princípio ativo de um medicamento antiviral produzido no Brasil, o tenofovir, inibe in vitro a replicação do vírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19, revela pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ambas da USP. O estudo aponta que o efeito verificado em células infectadas com o vírus é similar ao de outro antiviral, o remdesivir, o que indica uma possível ação para reduzir o tempo de internação dos pacientes com a doença. Embora sejam necessários novos estudos para verificar o efeito em seres humanos, os pesquisadores desenvolveram uma rota completa de síntese do medicamento em escala piloto, permitindo que ele seja totalmente fabricado no Brasil, que não produz o remdesivir.

Leia Mais

“Desatando nós”: método identifica e prevê mudanças na curva de casos de Covid-19

Um método estatístico desenvolvido no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP identifica os pontos de mudança (“nós”) na curva de casos de covid-19 e permite detectar e prever alterações na evolução do contágio pela doença. Com base no método, os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Estatística Computacional (GPECA) do IME apontam que há hoje uma taxa de crescimento acentuada no número de casos de covid-19 que se mantém desde meados de abril. As estimativas sobre a doença são atualizadas diariamente e disponibilizadas no site do GPECA.

“A pesquisa busca ajustar, com métodos estatísticos, uma curva aos dados de casos reportados de covid-19 e determinar uma tendência de curto prazo, com base nessa curva”, afirma ao Jornal da USP a professora do IME Florencia Leonardi, que coordena o projeto. “Os pesquisadores usam os números de casos diários reportados de covid-19 disponíveis publicamente, em páginas da internet que coletam dados dos diferentes órgãos oficiais. São analisadas informações de países, Estados e cidades brasileiras com um número grande de casos.”

Leia Mais
Imagem: Pixabay

Plataforma reúne gráficos interativos sobre a covid-19 no Brasil

O projeto está em constante aprimoramento. O grupo de pesquisadores do ICB também pretende elaborar mais gráficos com informações diferentes

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP desenvolveu uma plataforma interativa que reúne dados epidemiológicos de covid-19 de todos os Estados brasileiros. A iniciativa é liderada pela pós-doutoranda Pilar Veras, que atua no laboratório do professor Carlos Menck, do Departamento de Microbiologia do ICB. Com dados obtidos no site do Ministério da Saúde, os cientistas montaram gráficos interativos que são atualizados diariamente.

Leia Mais

Brasil entra em consórcio global para produção de vacina contra a Covid-19

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (2), a participação do Brasil no projeto Acelerador de Vacina (ACT Accelerator), iniciativa internacional para produção de vacina, medicamentos e diagnósticos contra o novo coronavírus. O projeto conta com a adesão de mais de 44 países, empresas e entidades internacionais, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Decidimos que o Brasil vai entrar no chamado acelerador de vacinas, que é um projeto aí de vários países e empresas privadas que estão buscando investir e trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de uma vacina para o Covid-19”, informou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, após participar de uma reunião, no Palácio do Planalto, para encaminhar a adesão do Brasil.

Leia Mais