Monthly Archives: agosto 2019

Jovem que teve couro cabeludo arrancado em kart corre risco de perder reimplante, dizem médicos

A jovem que teve o couro cabeludo e parte da pele arrancados num acidente de kart apresentou novos microtrombos, que são pequenas obstruções nas veias, na área da cirurgia de reimplante. Isso aumentou a possibilidade de perda do que foi reimplantado. Outros procedimentos são analisados pelos médicos, segundo o boletim do Hospital da Restauração (HR) nesta sexta-feira (16).

Débora Stefanny Dantas de Oliveira, de 19 anos, estava com o namorado na pista de kart em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no domingo (11), quando o cabelo se soltou da touca e prendeu no motor. A pele desde a altura dos olhos até a nuca da vítima foi arrancada. Segundo o tio dela, Douglas Nascimento, era a primeira vez que Débora corria de kart.

Leia Mais

Câmara aprova requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei sobre Psicologia nas Redes de Ensino

Foi aprovado nesta quarta-feira (21) requerimento de urgência na Câmara dos Deputados para apreciação do Projeto de Lei 3688/2000, que dispõe sobre serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. A iniciativa é fruto de articulação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) juntamente com a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) e Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) que realizaram diversas audiências sobre a importância do Projeto com os parlamentares.

Com o requerimento aprovado o mérito do Projeto deverá ser votado pelo Plenário da Câmara em breve e, se aprovado, seguirá para sanção pelo Poder Executivo. O PL prevê que as redes públicas de educação básica contem com serviços de Psicologia e de Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas e redes educacionais, por meio de equipes multiprofissionais.

Leia Mais

Lançamento da campanha de amamentação reúne representantes da Saúde

Realizada em mais de 170 países, a Semana Mundial de Amamentação 2019 (SMAM) teve seu lançamento nesta quarta-feira (31/7), em Brasília. A cerimônia realizada pelo Ministério da Saúde na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) marca o início da campanha anualmente realizada para incentivar o aleitamento materno, que será veiculada na primeira quinzena de agosto. O destaque deste ano é a importância de uma rede de cuidado aos pais, principalmente à mãe que está amamentando,  que vai além da família e engloba também amigos, profissionais de saúde e empregadores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a semana de 1º a 7 de agosto tem como objetivo o estímulo à amamentação e consequente melhora da saúde das crianças em todo o mundo. A data comemora a Declaração de Innoceti, assinada em agosto de 1990, por diversos países, inclusive o Brasil. O documento busca destacar que o aleitamento é a melhor fonte de nutrição infantil. O bebê deve receber, exclusivamente, o leite materno até os 6 meses. Após esse período, a orientação é para que seja associado a outros alimentos até a criança completar pelo menos 2 anos.

Leia Mais