Monthly Archives: agosto 2016

Brasil é referência mundial em amamentação

No País, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses. Dobro da taxa registrada nos EUA, Reino Unido e China

A mortalidade de crianças menores de cinco anos no Brasil caiu 80%, passando de 66 para 12,9 para cada mil nascidos vivos entre 1990 e 2014. Um dos responsáveis por essa queda é o aleitamento materno. No Brasil, 41% das mães já mantêm a amamentação exclusiva até os primeiros seis meses de vida do bebê, dobro das taxas registradas nos Estados Unidos, Reino Unido e China.

Leia Mais

Tamanho da epidemia de Zika é subestimado, indica estudo

Um estudo apoiado pela FAPESP e coordenado por pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) sugere que o tamanho da epidemia causada pelo vírus Zika no Brasil pode estar sendo subestimado nas estatísticas oficiais – e parte dos casos confundida com dengue.

A equipe, coordenada pelo professor Maurício Lacerda Nogueira, integrante da Rede Zika, analisou por meio de testes moleculares amostras sanguíneas de 800 pacientes com suspeita de dengue atendidos entre janeiro e agosto de 2016. O material foi fornecido pelo Hospital de Base, ligado à Famerp, e pela Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto.

Leia Mais

Depressão pós-parto influencia no abandono precoce do aleitamento, mostra estudo

Mães adolescentes consideram amamentação apenas como uma forma de alimentação, e a depressão pós-parto é agravante para o abandono precoce do aleitamento materno

Pesquisa realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP aponta que a depressão pós-parto é mais comum em mães adolescentes e influencia diretamente no abandono precoce do aleitamento materno exclusivo e, consequentemente, na não construção do vínculo entre mãe e bebê que a amamentação proporciona.

Leia Mais

Brasil reforça combate à má nutrição e obesidade

País recebe neste mês evento internacional para promover o pacto político global pela alimentação saudável

A importância dos países ampliarem os compromissos políticos com a nutrição e, em especial, no enfrentamento a má nutrição e suas consequências foi destaque durante a abertura da 2ª edição do Evento de Alto Nível da Iniciativa Nutrição para o Crescimento (Nutrition for Growth).

Leia Mais

Profissionais de saúde serão capacitados para atendimento à pessoa idosa

Curso visa promover atendimento integral à saúde da pessoa idosa. Inscrições vão até 20 de novembro

Promover atendimento adequado e continuo à população com 60 anos ou mais. Esse é o objetivo do curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, que prevê a capacitação de profissionais de nível superior para questões que envolvem envelhecimento humanizado das pessoas.

Leia Mais

Dieta da população brasileira está cada vez mais padronizada

O padrão alimentar de populações situadas em locais isolados na Amazônia, no Nordeste e no Centro-Oeste do Brasil e de comunidades de pescadores no litoral norte de São Paulo está cada vez mais semelhante ao de moradores de regiões urbanas do país.

A dieta de comunidades ribeirinhas na Amazônia brasileira, que antes era composta principalmente por alimentos produzidos localmente, como peixe com farinha de mandioca, por exemplo, passou a ser integrada por alimentos industrializados, como enlatados e frangos congelados produzidos nas regiões Sul e Sudeste do país.

Leia Mais

Guaraná tem potencial antioxidante maior do que chá verde, constata estudo

O chá verde é amplamente consumido devido a uma série de benefícios de uma classe de compostos químicos presente em sua formulação: as catequinas, com ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, entre outras. Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) descobriram um concorrente à altura para a bebida, com pelo menos 10 vezes mais catequinas e velho conhecido dos brasileiros: o guaraná.

Ensaios clínicos com voluntários humanos saudáveis revelaram o guaraná como importante fonte de catequinas. Efetivamente absorvidas, elas reduzem o estresse oxidativo no organismo, relacionado ao surgimento de doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, diabetes e câncer, inflamações e envelhecimento precoce em virtude da morte de células, entre outras condições prejudiciais à saúde e ao bem-estar. Os ensaios foram feitos no âmbito da pesquisa Bioacessibilidade, biodisponibilidade e atividade antioxidante de compostos fenólicos do Guaraná (Paullinia cupanain vitro e in vivo, realizada com apoio da FAPESP e coordenada pela pesquisadora Lina Yonekura.

Leia Mais

Derivado da mamona é alternativa barata para higiene de dentadura

Substância extraída da mamona é eficaz na limpeza de próteses e dentaduras. Produto de baixo custo deve beneficiar população idosa carente

Cientistas da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP comprovaram em testes clínicos e laboratoriais que um subproduto (éster ricinoleico) da mamona (Ricinus communis) é eficaz no combate aos micro-organismos presentes na boca e não apresenta efeitos. Os resultados mostram que solução contendo essa substância pode ser alternativa ao peróxido alcalino – as pastilhas efervescentes – usado na limpeza de prótese dentária total (dentaduras). Essas pastilhas têm alto custo e estão pouco disponíveis no mercado brasileiro.

Leia Mais

Pesquisa busca otimizar programas de rastreamento de câncer de mama

O trabalho tratou do desenvolvimento de uma ferramenta capaz de simular a redução de dose de radiação em imagens clínicas de mamografia 3D

O aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Lucas Rodrigues Borges, foi premiado na categoria de melhor trabalho na área de imagens médicas, focado na otimização de programas de rastreamento de câncer de mama. A pesquisa foi apresentada no 13th International Workshop on Breast Imaging, realizado de 19 a 22 de junho, em Malmo, na Suécia.

Leia Mais