Monthly Archives: fevereiro 2016

Ferramenta faz avaliação sexual de homens com lesão medular

A paralisia dos movimentos de membros superiores e inferiores é o aspecto mais visível em pessoas que sofreram lesão na medula espinhal. No entanto, outros domínios são prejudicados, como a sexualidade, afetando a qualidade de vida dessa população, segundo pesquisadores da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Por isso, a importância de avaliar o grau da disfunção sexual e incluí-la no tratamento.

“Os médicos, em geral, estão muito preocupados com a reabilitação motora dos pacientes e negligenciam a avaliação sexual e o seu tratamento, tanto em homens quanto em mulheres. Um estudo mostra que, para os homens paraplégicos, o principal anseio é voltar a ter vida sexual, superando o retorno do movimento das pernas. Com os tetraplégicos, só o movimento das mãos supera o desejo de voltar a ter vida sexual, então isso tem um grande impacto para os pacientes”.

Leia Mais

Expressão não verbal ajuda a diagnosticar a depressão

A alta incidência da doença no Brasil foi confirmada por levantamento mais recente, a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde (MS) em 2014. Segundo o estudo, cerca de 11 milhões de pessoas têm depressão no país.

Uma pesquisa, realizada no Hospital das Clínicas e no Hospital Universitário, ambos vinculados à Universidade de São Paulo (USP), investigou a expressão não verbal da depressão: “Indicadores de expressividade e processamento emocional na depressão”. O estudo, coordenado por Clarice Gorenstein, professora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, teve o apoio da FAPESP

Leia Mais

Técnica facilita a identificação da síndrome do olho seco

Tornar o diagnóstico da síndrome do olho seco mais fácil e barato é o desafio que está mobilizando um pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A ideia do projeto é desenvolver um método não invasivo, com a construção de um protótipo. Serão óculos com microcâmeras acopladas e diodos emissores de luz (LEDs). Por meio da análise das imagens captadas e de outros recursos, será possível identificar se a pessoa possui a síndrome. A pesquisa é realizada por Tiago Trojahn, doutorando do ICMC e professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Carlos.

A proposta parece muito simples, no entanto, computacionalmente, há vários obstáculos a serem enfrentados para que seja possível disponibilizar o produto no mercado. O potencial da iniciativa foi reconhecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto está entre os 46 selecionados no 3º ciclo do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Nos próximos nove meses, Trojahn trabalhará com os pesquisadores da empresa de tecnologia e equipamentos médicos WaveTek, sediada em São Carlos, para comprovar a viabilidade técnico-científica do projeto e terá à disposição até R$ 120 mil (fase 1 do PIPE). Para isso, contará com o apoio de mais quatro profissionais com bolsas Fapesp: dois destinados a solucionar os desafios computacionais e dois voltados para o desenvolvimento do protótipo em si (aspectos ópticos, mecânicos e eletrônicos). Se a pesquisa for bem sucedida nessa primeira etapa, os pesquisadores podem solicitar mais recursos para o Programa em busca de consolidar a proposta (fase 2). A Fapesp poderá, ainda, em uma etapa posterior (fase 3), apoiar o desenvolvimento comercial e industrial do produto.

Leia Mais

Sistema ajuda portador de deficiência visual a se locomover

A criação de um dispositivo assistivo para auxiliar a locomoção de deficientes visuais por meio de sinais sonoros é o objetivo do projeto SoundSee, desenvolvido no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os pesquisadores produziram um dispositivo portátil, que emite sons no ambiente para poder calcular a posição de obstáculos próximos. Uma vez identificado o obstáculo, o dispositivo transmite sinais sonoros que orientam o portador de deficiência visual. O protótipo do equipamento será submetido a testes para viabilizar sua utilização em larga escala e os resultados da pesquisa serão disponibilizados livremente.

“Há muito tempo, pessoas privadas da visão utilizam mecanismos auxiliares, como as bengalas, para detectar obstáculos”, afirma Francisco José Mônaco, professor do ICMC e coordenador da pesquisa. “O sistema SoundSee tem a mesma função, porém utiliza métodos mais sofisticados, capazes de localizar esses obstáculos à distância ou perceber seus movimentos”.

Leia Mais

Rede Zika elenca prioridades e define estratégias de operação

Com o objetivo de desenvolver um plano científico e operacional para a Rede de Pesquisa sobre Zika Vírus em São Paulo – informalmente conhecida como Rede Zika –, cerca de 50 pesquisadores se reuniram na sede da FAPESP na última terça-feira (16/02).

No encontro, foram elencadas as perguntas científicas mais relevantes a serem respondidas por futuros projetos do grupo. Além disso, foi proposta a divisão da rede em subgrupos temáticos, para os quais serão definidos coordenadores a fim de facilitar a comunicação e o intercâmbio de resultados.

Leia Mais

Brasil e EUA vão desenvolver teste de zika para doadores de sangue

Os bancos de sangue vão passar a realizar o teste do vírus zika em seus potenciais doadores. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (19) pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro. O exame, que será desenvolvido em parceria com autoridades dos Estados Unidos, será semelhante ao que já é feito para detectar hepatite B e C e HIV.

Ainda não há prazo definido para que o teste esteja disponível nos hemocentros, mas a ideia é que isso ocorra no menor prazo possível.

Leia Mais

Vivência fotográfica entre pesquisadores e estudantes vira exposição na Fiocruz Amazonas

Uma vivência proposta por pesquisadores do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas) a estudantes da Escola Municipal Zita Gomes – localizada no assentamento Rural de Rio Pardo, na cidade de Presidente Figueiredo (a 107 quilometro de Manaus) – resultou na exposição Visão Pardo: luz e fotografia no discurso amazônico.

Composta por 15 fotografias, a exposição, que teve início em janeiro, estende-se até o dia 26 de fevereiro no prédio da unidade da Fiocruz (Rua Teresina 476, Adrianópolis), às 10h. O projeto conta com a parceria do Ministério da Cultura, com o Edital Amazônia Cultural, e da Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Edital Pop C&T.

Leia Mais

Fiocruz esclarece convocação de pacientes com suspeita de zika

Em relação à postagem que tem circulado em redes sociais sobre convocação para consultas e coleta de amostras de pacientes com suspeita de infecção pelo vírus zika, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esclarece que a mensagem está em desacordo com a legislação vigente referente à pesquisa clínica no Brasil. Sendo assim, a coleta de amostras anunciada na mensagem não está em andamento.

A Fundação lamenta o transtorno e informa que o profissional responsável pelo envio foi orientado sobre os mecanismos adequados para conduzir o estudo em questão. A Fundação reforça que permanece empenhada no desenvolvimento de pesquisas que ajudem a responder as numerosas perguntas científicas relacionadas ao vírus zika.

Leia Mais

Fiocruz reforça mobilização contra o Aedes em Caxias (RJ)

Todos contra o Aedes aegypti. Assim o Governo Federal, por meio da Fundação Oswaldo Cruz e da Marinha do Brasil, e em parceria com Prefeitura de Duque de Caxias (RJ), promoveu no último sábado (13/2) uma ação nacional de mobilização e combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, da zika e da chikungunya. A atividade, realizada em 350 cidades de todo o país, contou com 220 mil militares das Forças Armadas.

Em Caxias, um contingente de 133 marinheiros, junto com os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, realizou panfletagem de conscientização nas praças do Pacificador (Centro) e Roberto Silveira (bairro 25 de Agosto). As ruas no entorno dos dois bairros também receberam os marujos e agentes, que, além da entrega de informativos, realizaram visitas em residências. A Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental montou um laboratório com microscópios, mostrando o processo evolutivo do mosquito. A união dos governos federal e municipal teve como objetivo orientar de forma educativa a população para a conscientização sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus zika. O presidente da Fiocruz marcou presença na mobilização, acompanhado do prefeito Alexandre Cardoso, do vice-prefeito Laury Villar e do secretário de Saúde, Camilo Junqueira.

Leia Mais

VideoSaúde disponibiliza debates 15ª Conferência Nacional de Saúde

Encontram-se disponíveis para exibição via internet os vídeos produzidos pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, cobrindo os debates sobre comunicação e informação durante o evento.

O primeiro vídeo traz o debate que abordou o tema Democracia, Participação e Comunicação para o SUS e contou com a presença do diretor do instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Umberto Trigueiros, ao lado de Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde, Marcelo Lavenere, da Ordem dos Advogados do Brasil e Comissão de Justiça e Paz da CNBB, e Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A comunicação foi um tema transversal a todos os eixos discutidos pela Conferência.

O segundo vídeo registra o momento da leitura da moção de apelo pela afirmação do direito à comunicação e informação, realizada durante a plenária final do evento. Delegados participantes da 15ª Conferência Nacional de Saúde encaminharam à relatoria-geral moção pela afirmação do direito à comunicação e informação como fundamentais para consolidar a democracia e o direito à saúde. Durante o evento, a mobilização em torno do tema se fortaleceu com a divulgação da carta sobre comunicação e informação pelo Icict/Fiocruz.

Leia Mais