Monthly Archives: dezembro 2014

Estudo lista 5 ‘regras de ouro’ para prevenir demência

Uma revisão de estudos acadêmicos feita pela ONG britânica Age UK identificou cinco passos que podem ajudar idosos a manter a saúde do cérebro e reduzir os riscos de se desenvolver o Mal de Alzheimer e outras formas de demência.

Segundo a organização, cerca de 76% do declínio cognitivo – mudanças nas habilidades cerebrais, que incluem perda de memória – está associado ao estilo de vida do idoso e a outros fatores ambientais, como o nível de educação.

Leia Mais

Anos após Comissões da Verdade, ‘feridas continuam abertas’ no Cone Sul

Comissões da verdade realizadas em outros países da América do Sul para apurar crimes cometidos em ditaduras militares resultaram na divulgação de relatórios que também dividiram opiniões e deram início a mais investigações sobre os períodos de repressão.

Ainda hoje, na Argentina e no Chile, são mantidas abertas publicamente as feridas daqueles períodos, como sugeriram episódios registrados nesta semana marcada pelo Dia Internacional de Direitos Humanos.

Leia Mais

Pesquisa publicada na RSP USP analisa relação entre violência de gênero e ideia suicida em mulheres que vivem com HIV.

Iniciação sexual precoce, mais do que três filhos, maior tempo com diagnóstico e histórico de violência, são fatores que aumentam pensamentos suicidas em mulheres que vivem com HIV, concluem os pesquisadores Roger Flores Ceccon, Stela Nazareth Meneghel e Vania Naomi Hirakata, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no artigo “Mulheres com HIV: violência de gênero e ideação suicida” que é um dos destaques da última edição da Revista de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, já disponível on-line (RSP v48, n5, São Paulo, Out 2014).

No entendimento destes autores, há múltiplas iniquidades, em especial o desequilíbrio de poderes de gênero. A desigualdade de poderes entre os sexos incide na socialização dos sujeitos, o que contribui tanto para a exposição e infecção pelo HIV quanto para a eclosão da violência na vida dessas mulheres (antes ou depois do diagnóstico), desencadeando, por fim, o desejo da morte.

Leia Mais

Ainda existem medicamentos sem qualidade no mercado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi criada com o objetivo de regular a produção de medicamentos no Brasil, por meio de análises científicas daqueles que estavam ou queriam entrar no mercado. O orgão estabeleceu normas rígidas de controle e fiscalização, chegando a barrar produtos perigosos para a população, como anorexígenos e substâncias que causam efeitos colaterais graves. No entanto, ainda não é possível controlar totalmente o caminho que o medicamento percorre até chegar ao consumidor. É o que concluiu Alessandro Isidoro, da Faculdade de Saúde Pública da USP, em sua tese de mestrado apresentada no final de 2013.

Para evitar alterações em sua composição, todos os medicamentos precisam de condições específicas de armazenamento, como ambiente seco e livre da luz direta do sol. Alguns também exigem temperaturas baixas. Porém, durante o caminho entre a fábrica e o consumidor, o medicamento pode não ser transportado e armazenado da forma ideal. Nem todos os caminhões são livres de umidade e alguns depósitos não possuem geladeira. Isidoro afirma que existem leis para regulamentar esses processos, mas o número de fiscais responsáveis por verificar seu cumprimento não é suficiente.

Leia Mais

Tratamento como prevenção apresenta primeiros resultados na epidemia da aids

O Brasil chega este ano com 29% a mais de pessoas em tratamento com antirretrovirais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na comparação com 2013. De Janeiro a Outubro do ano passado, 47.506 pessoas entraram em uso de medicação antirretroviral, sendo que neste mesmo período de 2014 foram 61.221 pacientes. No total acumulado, quase 400 mil pessoas já estão em terapia com estes medicamentos, neste ano. Os dados são do Boletim Epidemiológico de HIV e Aids 2014, divulgados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta segunda-feira, em Brasília, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a aids (1º de dezembro).

Apresentação da Campanha do Dia Mundial de Luta contra Aids

Leia Mais

ONU pede compromisso na luta para acabar com a aids até 2030

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos líderes mundiais que se comprometam a acabar com a aids até 2030 por meio da iniciativa Abordagem Rápida, lançada na última semana. “Apelo aos líderes mundiais para se unirem nessa causa comum. Há uma luz no fim do túnel. Estabelecemos uma meta concreta. Vamos todos acabar com a aids até 2030”, disse Ban Ki-moon em mensagem divulgada no Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado nesta segunda-feira (1º).

Ele disse estar “satisfeito e orgulhoso” pelo que considerou ser o “caminho certo” na luta contra a doença, cujo legado já é visível, comparado ao do vírus ebola na África Ocidental. “Quase 14 milhões de pessoas em todo o mundo estão recebendo tratamentos contra a aids. Conseguimos reduzir novas infeções em 38%, desde 2001”, acrescentou o secretário.

Leia Mais

Prêmio Jovem Cientista tem “Segurança Alimentar e Nutricional” como tema

Estão abertas, até 19 de dezembro, as inscrições para o 28º Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau.

O tema deste ano é “Segurança Alimentar e Nutricional”. Mestres, doutores, estudantes do ensino superior e do ensino médio podem concorrer.

Leia Mais

Estudo avalia autocateterismo em pessoas com espinha bífida

A cada mil crianças que nascem no mundo, duas possuem Espinha Bífida, ou Mielomeningocele, caracterizada pelo fechamento incompleto da coluna vertebral. Trata-se de uma lesão medular congênita que pode ser diagnosticada quando o bebê ainda está na barriga da mãe.

A criança nasce com parte da medula exposta para fora, que é colocada no lugar por correção cirúrgica logo após o nascimento. No entanto, esta pessoa pode ficar com várias sequelas. Uma das complicações mais comuns é a bexiga neurogênica, que na maioria das vezes tem como tratamento a realização do cateterismo vesical. Mesmo com a cirurgia, esse paciente precisará de tratamento permanente e o mais comum é o Cateterismo Vesical Intermitente, feito quatro vezes por dia.

Leia Mais

Ferramenta orienta sobre acesso a medicamentos no SUS

Para auxiliar a compreensão dos profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à organização da assistência farmacêutica, uma pesquisa desenvolvida na Divisão de Farmácia do Hospital Universitário (HU) da USP formalizou um site que reúne informações sobre o acesso ao medicamento no SUS.

O estudo Ferramenta em rede para compreensão e orientação quanto à organização da Assistência Farmacêutica no Sistema Único Saúde é o resultado do Trabalho de Conclusão de Residência, da farmacêutica Caroline de Godoi Rezende Costa Molino, orientado pela professora Eliane Ribeiro e apresentado ao Programa em Residência em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

Leia Mais