Monthly Archives: março 2013

Copa 2014: Prevenir DST/Aids e hepatites virais é um dos objetivos da Câmara Temática da Saúde

Planejar ações nacionais na área da saúde para as Copas das Confederações e do Mundo é um dos objetivos da Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo. A Câmara é coordenada pelo Ministério da Saúde e faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos. Uma das ações em saúde pensadas para o período é a prevenção das DST/aidse hepatites virais. O coordenador-geral de Vigilância e Respostas às Emergências em Saúde Pública, Wanderson de Oliveira, conta que o objetivo é aproveitar os eventos de massa para aumentar o acesso da população às testagens nos postos do Fique Sabendo e Quero Saber.

“Estes postos são estratégias para facilitar a testagem, o reconhecimento da sua situação em relação as doenças sexualmente transmissíveis e a sífilis, visando identificar e orientar as pessoas além de fornecer os preservativos, dar orientação sobre o comportamento seguro e cuidados gerais de saúde. Então, nós vamos aproveitar os eventos de massa para aumentar o acesso à população”, explica Wanderson de Oliveira.

Leia Mais

Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra a gripe

 

Nesta terça-feira (26/3), foi lançada a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Neste ano, a campanha será realizada de 15 a 26 de abril, e o dia 20/4 marcará a data da mobilização nacional. Serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, que, este ano, terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIES).

Leia Mais

Fiocruz amplia apoio a ações da organização Médicos Sem Fronteiras

Profissionais de saúde da organização internacional humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) já estão aptos para reconhecer precocemente, em 15 minutos, os sinais de alarme para dengue grave. Especialistas da Fiocruz foram responsáveis por essa capacitação. Agora, esses profissionais podem não só aplicar a técnica em campo, como replicá-la a colegas mundo afora. Bem-sucedida, a parceria entre a Fiocruz e o MSF em atenção à dengue, iniciada há dois anos, começa a ser ampliada, estendendo-se a outras doenças infecciosas e também ao campo dos agravos não transmissíveis – no caso, a violência. O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), que já presta assessoria técnica em dengue e doença de Chagas, passará também a apoiar o MSF na atenção a outras doenças infecciosas. Na área de violência, o aporte virá do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves), da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Em setembro, Fiocruz e MSF assinaram um acordo de cooperação bilateral que prevê cinco anos de ações em atenção à saúde e apoio técnico, qualificação e treinamento, pesquisa operacional e elaboração de materiais científicos.

Violência: novas abordagens

Preocupado em responder à questão da violência, o MSF procurou o Claves, que tem muita experiência em ensino, pesquisa, monitoramento e avaliação. De acordo com a pesquisadora Edinilsa Ramos de Souza, o MSF já lida com essa questão oferecendo atendimento às vítimas – ainda muito dirigido ao tratamento médico dos ferimentos. “Falta sistematizar o conhecimento e ampliar a visão, fornecer atendimento interdisciplinar, com atenção psicológica mais longa que as atuais duas sessões. As marcas no corpo e no emocional, em decorrência da violência intrafamiliar, precisam de acompanhamento prolongado por pelo menos um ano, porque são difíceis até de serem reveladas, e leva tempo para o profissional ganhar a confiança da pessoa”, explica.

Leia Mais

Ameaças naturais: investimento em infraestrutura pode reduzir riscos

 

Pesquisador da ENSP e coordenador do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres, Carlos Machado, concedeu entrevista ao jornal O Dia, na edição de 23 de março. Na ocasião, ele comentou a falta de cultura do país em investir na prevenção de desastres e doenças. A reportagem informa que, nos últimos 20 anos, 96 milhões de pessoas foram afetadas por catástrofes naturais no Brasil, incluindo secas e enchentes. “Só na Região Serrana, os temporais mataram 1.500 moradores”, diz o texto. Para Carlos Machado, “não adianta implantar sirenes sem investir em saneamento, contenção de encostas, drenagem de rios e construção de moradias”.

Leia Mais

Notícias Benefícios da participação dos pais e acompanhantes no processo de assistência obstétrica é tema de Pesquisa da FSP

No dia 28 Fevereiro de 2013 foi defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP a dissertação “Pai e acompanhante de parto: perspectivas dos homens sobre o processo reprodutivo e a assistência obstétrica”, realizada pela jornalista formada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e mestre em Saúde Pública pela FSP/USP, Ana Carolina Arruda Franzon, sob a orientação da Professora do Departamento de Saúde Materno Infantil Dra. Carmen Simone Grillo Diniz.

A pesquisa teve como objetivo descrever a perspectiva paterna acerca do processo reprodutivo. Buscou-se conhecer os elementos de preparação do parto e se há ou não implicações para o desfecho da gravidez.

Leia Mais

Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP busca voluntários com depressão

 

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP busca homens e mulheres de 18 a 55 anos com diagnóstico e sintomas de depressão, que possam comparecer ao hospital 4 vezes por semana durante 1 mês, para participar de estudo no qual serão oferecidos gratuitamente tratamento médico e programa de exercícios físicos controlados que podem atuar na redução e controle dos sintomas, sendo modalidade de baixo custo e acessível à maioria dos pacientes. As inscrições para triagem podem ser feitas por meio do site: www.progruda.com  ou tel. 11 98266-9227 (com Geórgia).

Leia Mais

Pesquisa na FSP/USP estuda transtornos alimentares em adolescentes

Pesquisa desenvolvida na FSP estuda comportamentos de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes na cidade de São Paulo

A adolescência é uma época da vida marcada por muitas mudanças corporais, além disso, é uma fase em que a alimentação tende a ser inadequada e quando acompanhada de um estilo de vida sedentário, aumenta o risco de adolescentes desenvolverem um excesso de peso e uma insatisfação com seu próprio corpo. Essa insatisfação pode levar esses jovens a buscar métodos inadequados para controlar o peso.

Leia Mais

ENSP inaugura Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (CETAB)

A ENSP inaugura, na próxima segunda-feira (25/03), o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP). O objetivo do Cetab é trabalhar a temática do tabaco associado às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), especialmente no âmbito do sedentarismo, da alimentação inadequada e do uso prejudicial do álcool. Para celebrar a inauguração, será realizada uma conferência com o presidente da Academia Nacional de Medicina, Marcos Moraes, que proferirá a palestra Os desafios do controle do tabagismo no Brasil. A atividade, marcada para as 10 horas, no salão internacional da ENSP, será aberta ao público.

A inauguração do Cetab vai ao encontro das prioridades estabelecidas pelo Brasil, como Estado-parte da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Estarão presentes na solenidade de abertura o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; o diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Luiz Santini; o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agenor Álvares; o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), Jarbas Barbosa; e o coordenador da Associação Médica Brasileira (AMB), Antônio Pedro Mirra.

Leia Mais

Mais de 130 países assinam acordo histórico sobre o fim da violência contra as mulheres

 

A 57ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher terminou na sexta-feira (15/3), em Nova York, com um acordo assinado por mais de 130 Estados-membros sobre a prevenção e eliminação de todas as formas de violência contra mulheres e meninas. Representantes da ONU elogiaram o acordo, considerado histórico, e pediram aos governos que traduzam o resultado em ações concretas para proteger e promover os direitos humanos e liberdades fundamentais das mulheres.
“A violência contra as mulheres é uma violação hedionda dos direitos humanos, uma ameaça global, uma questão de saúde pública e um ultraje moral”, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um comunicado. O documento final do evento condena, nos termos mais fortes, a violência generalizada contra mulheres e meninas. É a primeira vez que os participantes da Comissão, que desde 2003 debate a violência contra as mulheres, conseguiram concordar em um plano.

Leia Mais

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apresenta galeria de fotos sobre sua trajetória

Em 2012, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) celebrou 110 anos de trabalho em todos os países das Américas para melhorar a saúde e elevar o nível de vida de seus povos. Na ocasião, a entidade criou uma página eletrônica para celebrar a data e comemorá-la com a participação da população, por meio da assinatura do livro de visitas digitais. Agora, a Organização lança uma galeria de fotos sobre sua trajetória ao longo desses anos. A Opas foi criada em dezembro de 1902 e é a mais antiga agência internacional de saúde em contínuo funcionamento do mundo.

Leia Mais