Escola Nacional de Saúde Pública firma convênio com universidade portuguesa

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências nas áreas de promoção da saúde, gestão do trabalho e educação, formação de recursos humanos e sistemas de informação em saúde, a ENSP acaba de firmar um Protocolo de Entendimento com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Cies 20), da Universidade de Coimbra, em Portugal. De acordo com o vice-diretor de Cooperação da Escola de Governo em Saúde (VDCEGS/ENSP/Fiocruz), Marcelo Rasga, com essa cooperação interinstitucional a Escola vai trabalhar para tornar o acordo um marco e transformá-lo em um piloto de uma nova forma de cooperação.

Segundo a assessora de Cooperação Internacional da ENSP, Maria Eneida de Almeida, esse não é o primeiro Protocolo de Entendimento firmado entre a ENSP e outras instituições, mas ele foi desenvolvido de forma diferenciada. "Sua elaboração vem ocorrendo desde 2007, com a participação ativa de todos os envolvidos. Brincamos que ele foi feito a oito mãos. Seu processo de elaboração teve avanços e também alguns retrocessos, mas sempre avançando mais. Todos trabalharam com afinco para construir conjuntamente esse termo, e ele nos deu bastante experiência. Pensamos detalhadamente todos os pontos para formalizar e institucionalizar o trabalho dos pesquisadores que fazem parceria com instituições de outros países. Isso também é bastante importante, pois abre um leque para a ENSP de novas possibilidades e alternativas", comentou Eneida.

Pela ENSP, essa cooperação institucional tem a coordenação dos pesquisadores Antenor Amâncio Filho e Maria de Fátima Lobato Tavares, ambos do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Marcelo Rasga, que na ocasião representou o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, afirmou que "este é o momento de institucionalizar as nossas relações e abrir a possibilidade para as duas instituições irem muito além do que já fazem. Estamos felizes com todo esse trabalho. E, a partir de agora, temos de conversar entre nós para alavancar e envolver outros departamentos e setores, dinamizando e tornando isso um movimento amplo aqui dentro da ENSP. Vamos trabalhar para torná-lo um marco. E que consigamos transformar isso em um piloto de uma nova forma de cooperação para a Escola".

Para a assinatura do convênio e a entrega formal do Termo, a ENSP recebeu, representando Portugal, a investigadora do Ceis 20 e coordenadora da cooperação pela Universidade de Coimbra, Maria Amélia Gomes de Souza Reis. Durante a reunião, ela destacou que o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX tem como finalidade o trabalho e a pesquisa sobre questões interdisciplinares relativas a esse século e também estudos acerca das questões atuais do século XXI. Maria Amélia destacou que a Universidade de Coimbra é uma instituição muito tradicional dentro do cenário europeu e a Fiocruz é uma instituição do mesmo porte ou porte semelhante no Brasil. "As duas são especialmente voltadas para a pesquisa de abordagem interdisciplinar. Eu mesma fui bolsista na área de biologia da Fundação."

A investigadora de Portugal continuou dizendo que, "esse intercâmbio será extremamente rico, pois estamos tendo a possibilidade, no século XXI, de estar pensando, de maneira relevante, a educação e principalmente a educação para além dos muros, a interdisciplinar e interinstitucional. Isso tem grande significado nos dias atuais. Conhecer e trocar vivências e experiências com nossos irmãos brasileiros permitirá contribuir com o trabalho e com experiências frutuosas que já temos. O que queremos agora é promover essa troca, fazer verdadeiramente um intercâmbio a partir do contato direto de que dispomos tanto na academia como nas comunidades, nas de Portugal e nas brasileiras. Assim poderemos promover projetos e ações, trabalhando diretamente com a população", explicou. Maria de Fátima Lobato apontou que esse acordo interinstitucional possibilitará o desenvolvimento de estudos que mostrarão diferenças entre as culturas, trazendo para o debate tanto o campo da saúde como o campo da educação.

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