Mapa de conflitos ambientais e saúde é lançado na ENSP

O "Mapa de conflitos ambientais e de saúde no Brasil", que tem apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, foi lançado nesta quarta-feira (5/5), no Salão Internacional da Ensp/Fiocruz. O objetivo do mapa é fortalecer a luta de inúmeras populações e grupos atingidos/as em seus territórios por projetos e políticas baseadas numa visão de desenvolvimento considerada insustentável e prejudicial à saúde por tais populações, bem como movimentos sociais e ambientalistas parceiros.

O trabalho foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Fiocruz e a ONG Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), tendo como coordenadores o pesquisador da Ensp/Fiocruz, Marcelo Firpo Porto, e Tania Pacheco, da Fase.

A solenidade de lançamento contará com a presença do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes; do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Antônio Ivo de Carvalho; dos coordenadores do mapa, Marcelo Firpo e Tânia Pacheco, do diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do MS, Guilherme Franco Netto; da diretora da Fase, Fátima Mello; além de alguns representantes de movimentos sociais e populações atingidas.

Leia mais sobre o Mapa no Informe Ensp/Fiocruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.