O escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a região do Mediterrâneo Emro acaba de publicar um guia contendo recomendações para editores de periódicos na área da saúde.
O guia é formulado para dar assistências a editores tanto na região do Mediterrâneo oriental bem como em qualquer país, para editores novatos ou experientes, com o objetivo de definir seu papel individual e apontar estratégias e objetivos para aumentar a qualidade de seus periódicos.
Uma das questões mais importantes para editores em geral é aumentar a visibilidade e reconhecimento de seu periódico, bem como atingir uma maior audiência. Esta questão é ainda mais relevante para editores de países de baixa e média renda. Periódicos na área da saúde de abrangência local constituem importante fonte de informação para a comunidade científica e profissionais da área. A visibilidade a nível local é, portanto, um fator crucial.
Por outro lado, editores têm por objetivo aumentar a visibilidade de seus periódicos para disseminar o conhecimento neles difundido, bem como para aumentar a base de evidencias a nível global. Uma maior visibilidade a nível internacional também ajuda a melhorar a reputação do periódico e aumentar, por sua vez o conteúdo publicado.
O manual publicado pela OMS é baseado em fontes que foram disponibilizadas para editores e muitas iniciativas que foram desenvolvidas a nível global nos últimos anos. Estas referências são documentadas ao longo do texto e incluem as seguintes referencias, recomendadas como leitura adicional:
Guia editorial da Forum for African Medical Editors (Fame)
Boas práticas de publicação do Committee on Publication Ethics (Cope)
Programa para editores recém nomeados da World Association of Medical Editors (Wame)
Requerimentos padrão para manuscritos submetidos a periódicos em biomedicina da International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE)
Manual para o editor científico da European Association of Medical Editors (EASE)
O manual é dividido em três sessões principais:
– A Sessão 1 trata de Política e procedimentos, estrutura e escopo do periódico, estabelecimento de princípios e políticas de acordo com as áreas de atuação.
– A Sessão 2 aborda os principais atores da cadeia editorial e define suas funções e responsabilidades.
– A Sessão 3 trata do produto final, descrevendo os processos essenciais envolvidos no gerenciamento de um periódico e chama a atenção para questões sobre a qualidade que devem ser considerados.
Além disso, estão disponíveis quatro apêndices com recursos adicionais, incluindo análise SWOT – strengths, weaknesses, opportunities and threats (fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças), links úteis, um diagrama de fluxo do manuscrito e uma checklist editorial.
O documento em pdf está disponível em acesso aberto na Internet.