Modo de comunicar tuberculose pode ajudar na adesão ao tratamento da doença

Profissionais da saúde também precisam manter uma boa relação com paciente, já que doença exige um tratamento longo.

A tuberculose é a segunda doença infecciosa mais mortal do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, ela afeta aproximadamente 70 mil pessoas todos os anos e mata cerca de 4,6 mil, afirma o Ministério da Saúde. Seu tratamento dura no mínimo seis meses e exige visitas constantes ao centro de saúde, pelo menos no começo do tratamento. Além disso, a doença é infeciosa e a interrupção de seu tratamento pode selecionar bactérias mais resistentes à medicação, tornando a cura mais difícil.

Entretanto, a entrevista inicial de diagnóstico da tuberculose, feita com o profissional de saúde, pode fazer o paciente aderir ao tratamento e se conscientizar da sua importância. Foi o que constatou Roberta Andrea de Oliveira, em sua dissertação de mestrado, defendida na Faculdade de Saúde Pública da USP. Ela afirma que um jeito pedagógico de se comunicar e explicar sobre a doença e seu tratamento pode ser melhor compreendido pelo paciente.

Não é o que acontece na maioria das vezes. O paciente nem sempre entende o que é dito e permanece com dúvidas à respeito da doença. Além disso, alguns afirmam que receberam a notícia de modo muito direto, sem maiores explicações. Para os profissionais da saúde, a revelação do diagnóstico é um procedimento como qualquer outro. “Eles não sentem como um momento relacional que requer habilidade. O mais importante para eles é o conteúdo do que o jeito de se comunicar”, afirma Roberta.

Para ela, tanto o percusso total do paciente pelo programa quanto o momento do diagnóstico estão sendo desperdiçados, pois poderiam ser decisivos para a aderência ao tratamento. No caso da tuberculose, o vínculo criado entre o profissional de saúde, a unidade de saúde e o paciente é muito importante, pois é uma relação de longo prazo. “Desde diagnóstico até cura, este paciente vai ter muitos contatos com a unidade de saúde”, lembra Roberta. Ela acredita que mostrar aos profissionais de saúde a importância da comunicação com o paciente é importante, pois pode gerar uma reflexão sobre as práticas desse profissional.

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