Fala-se da beleza e dos muitos atributos poéticos deles, mas nem sempre se lembram dos cuidados que se deve ter com os olhos. Exames de prevenção devem ser realizados periodicamente para garantir uma vida mais saudável. Apesar de vivermos em um mundo que exige cada vez mais dos olhos, nem sempre cuidamos adequadamente dessa área, o chefe da oftalmologia do Hospital Federal da Lagoa (RJ), Mizael Augusto, afirma que os cuidados com a saúde ocular devem começar desde o nascimento, para que se possam prevenir e tratar, o mais cedo possível, os problemas que podem surgir ao longo da vida. “Normalmente, as pessoas recorrem ao oftalmologista quando estão enxergando mal ou quando ocorre uma enfermidade pontual e isso não deve ser assim. Existem complicações que surgem em virtude de hábitos diários que podem ser evitados”.
Confira algumas dicas:
Não se deve passar as mãos nos olhos – “Só de colocar a mão no olho podemos infectá-lo. A conjuntivite é exemplo de inflamação porque levamos a mão suja aos olhos. Por isso também devemos evitar passar toalhas no rosto. Assim como as mãos, elas podem levar a contaminação. O correto é usar lenço de papel”.
Coçar os olhos com muita força faz mal – “É prejudicial à saúde dos olhos coçar com força, pode causar uma série de doença, uma delas é na córnea, chamada ceratocone, que provoca uma mudança negativa na curvatura da córnea”.
Colírios não devem ser utilizados sem prescrição médica – “O uso de colírios, incluindo os chamados adstringentes, só deve ser feito com recomendação médica. Tem colírio que as pessoas usam para limpar a vista e acham que não tem problema nenhum, existem colírios que podem até perfurar a córnea ou causar glaucoma”.
É fundamental ir ao médico anualmente para realizar exames oftalmológicos – “ O exame de prevenção é a única maneira de evitar os agravos de uma possível doença. Existem pessoas que costumam ir ao médico ocular só para saber o grau dos óculos, e não fazem um acompanhamento. Ai quando recorrem ao oftalmologista, pode ser tarde e já ter afetado a visão”.
Não é aconselhado comprar óculos de grau em feiras ou camelôs – “É uma compra muito arriscada, porque lá elas não conseguem descobrir uma doença na vista, um glaucoma, por exemplo. Tem gente que passa anos só trocando o grau e quando se dá conta perdeu parte da visão. O ideal é comprar em lojas especializadas e evitar problemas futuros”, explica Mizael.
Uso interrupto do computador pode causar vista cansada – “O uso ininterrupto do computador ou da televisão pode causar coceira, cansaço, lacrimejamento e dificuldade para focalizar imagens. A visão é regulada por um músculo. Se a pessoa fica muito tempo usando a visão de perto ele fica trabalhando, contraído. Por isso, o recomendado é ter intervalos de uma em uma hora para descansar os olhos, além de manter uma distância de, pelo menos, 50 cm do monitor”.
Acompanhamento e consultas periódicas são essenciais –“Problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia aparecem espontaneamente e prejudicam a visão. Esses erros de refração devem ser corrigidos adequadamente, porque a não correção pode causar cansaço visual, dor de cabeça e mal-estar, e etc. Para as pessoas que já conhecem seus problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos, o ideal é fazer consulta a cada seis meses”.