Academia da Saúde garante espaços para a prática de atividades físicas

Hoje, dia 6 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. A data foi criada com o intuito de promover a prática de exercícios físicos e seus benefícios. Para garantir espaços para a prática de atividades físicas, o Ministério da Saúde lançou em 2011 o programa Academia da Saúde. A iniciativa está presente em todos os estados brasileiros e também no DF.

Atualmente, são 3.725 polos habilitados em mais em 2.732 mil municípios. O programa tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. Mas as atividades da Academia da Saúde vão além das práticas corporais e atividades físicas. A iniciativa também tem como objetivo produzir o cuidado por meio da promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, da educação em saúde e das práticas artísticas e culturais.

As práticas corporais e atividades físicas oferecidas por meio do programa podem contribuir para diversas melhorias na saúde, prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e obesidade, além do controle do estresse. “O ideal é que se busque a modalidade que traga não só benefícios orgânicos e corporais, mas que permitam o aumento do círculo social de convivência, de compartilhamento de objetivos, aflições, soluções e respostas para as mais variadas situações que a vida apresenta”, destaca Fábio Carvalho, consultor técnico do programa.

Já o profissional de Educação Física e um dos coordenadores da Academia da Saúde do Recife (PE), Gledson da Silva Oliveira, alerta para certos cuidados necessários ao praticar exercícios físicos. “Deve-se utilizar roupas leves e evitar as roupas fechadas e abafadas, procurando facilitar a transpiração”, recomenta.

Quanto à alimentação, é importante se alimentar de coisas leves antes da atividade e, dependendo do objetivo de cada pessoa, é interessante fazer uma alimentação após a atividade, mas com acompanhamento nutricional. “Você tem que evitar encher muito a barriga porque vai ter que gastar energia para fazer a digestão, além da energia para se exercitar. Nem se alimentar só de líquidos para não ficar aquele chacoalhar no estômago e aquele refluxo durante o exercício”. Destaca o coordenador.

“O melhor horário para se exercitar é aquele que você tiver tempo, sem estar se preocupando com outras coisas. Não é interessante se exercitar e ficar no celular, na internet, passando mensagem. É importante ter aquele momento, de 30 a 90 minutos, unicamente para exercitar o corpo, mais nada. E com o tempo o corpo vai se habituar aquela rotina e horário”, finaliza Gledson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.