Lançamento do livro Instituições de Saúde de Porto Alegre

Foi lançado no dia 27 de setembro o livro “Instituições de Saúde de Porto Alegre”. Organizado pelas historiadoras Beatriz Teixeira Weber e Juliane Serres e publicado pelo fundo editorial do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) com apoio da Fundação Oswaldo Crus e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A publicação é um dos resultados do projeto Inventário Nacional do Patrimônio Cultural da Saúde, que propôs um amplo levantamento do patrimônio arquitetônico-histórico de hospitais e outras instituições de assistência médicas, assim como dos institutos de pesquisa científica organizados nos séculos XIX e XX, em seis capitais brasileiras. O lançamento aconteceu dentro da programação da I Jornada Gaúcha de História da Medicina.

O projeto faz parte de um conjunto de ações prioritárias definidas no âmbito da Rede Latino-Americana de História e Patrimônio Cultural da Saúde. No âmbito nacional, o projeto foi implementado pela Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz. Em Porto Alegre, a obra passa a ser a primeira experiência de levantamento do patrimônio cultural da saúde na região.

O levantamento foi realizado de agosto de 2007 a janeiro de 2008, e resultou em informações sobre 25 instituições, com um recorte cronológico a partir de dois marcos do patrimônio cultural da saúde de Porto Alegre: a fundação da Santa Casa de Misericórdia (1803) e a fundação do Hospital das Clínicas (1968), considerado um modelo de instituição hospitalar moderna para todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.