Estação Biblioteca Virtual em Saúde chega ao Rio de Janeiro

A Capital Carioca passa a integrar a estratégia de inclusão social e digital na promoção do acesso à informação em saúde. Chega à cidade no dia 05/11 a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS), na Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos – Escola Técnica do SUS.

A solenidade de instalação acontecerá às 15h e contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, BIREME/OPAS  e da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil  do Rio de Janeiro. 

Alinhada com os esforços de inclusão digital do Governo, a Estação BVS permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicas disponíveis na BVS. Neste espaço, gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais em saúde e sociedade em geral têm acesso a mais de 16 milhões de referências técnico-científicas e podem conhecer melhor as políticas, programas e ações do Ministério da Saúde e legislação sanitária vigente. Informações para a sociedade também podem ser encontrados na BVS, tais como: Dicas em Saúde, Exposições Virtuais e Datas Relevantes para a Saúde.

O diferencial é que cada Estação BVS conta com profissionais capacitados e preparados para atender à comunidade usuária e atuarem como agentes multiplicadores de informação.

A Estação BVS compõe a estratégia da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (BiblioSUS), que dissemina a produção literária da esfera federal do SUS e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede BiblioSUS possui 1.411 centros cooperantes (unidades interligadas), sendo 126 no Rio de Janeiro.

Valorização das unidades de informação das secretarias estaduais de Saúde – A implantação da Estação BVS na esfera estadual já contemplou o Distrito Federal e 26 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins. A meta é que todos os estados sejam contemplados ao final de 2008.

A Estação BVS do Estado do Rio de Janeiro é uma iniciativa da SESDEC-RJ em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas).

Instalação da Estação BVS na SESDEC-Rio de Janeiro
Data: 05/11/2008
Hora: 15h
Local: Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos – Escola Técnica do SUS.
Endereço: Rua da Passagem, nº 179 – Botafogo – Rio de Janeiro   

Agência Saúde
Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde
Tel: (61) 3315-2431
Fax: (61) 3321-3731

Biblioteca Virtual em Saúde Pública – Brasil: http://saudepublica.bvs.br
Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/bvs
Rede BiblioSUS: http://www.saude.gov.br/bibliosus
Estação BVS: http://www.saude.gov.br/estacaobvs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.