O Sistema Único de Saúde (SUS) está completando duas décadas de inscrição na Constituição brasileira, período que é destacado no livro Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS.
O lançamento será feito no último dia do seminário Estado, sociedade e formação profissional em saúde, que será promovido de 9 a 11 de setembro pela Escola Politécnica de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo a Fiocruz, a obra busca atualizar as discussões sobre as relações entre Estado, políticas sociais e saúde, levantando questões que perpassam temas como democracia, participação social e gestão da saúde no Brasil contemporâneo. A discussão se organiza em torno das tensões existentes entre o que foi o projeto do SUS e o contexto social e político no qual ele está inserido.
O livro reúne texto de Emir Sader, Sonia Fleury, Jairnilson Paim, Ligia Bahia, Sergio Lessa, Virginia Fontes, Nelson dos Santos, Ruben Mattos, Lúcia Neves e Isabel Brasil, que apontam contradições e desafios que estão postos para aqueles que trabalham por um SUS universal e democrático e por uma educação profissional em saúde de caráter emancipatório.
A obra é voltada a educadores, cientistas sociais e profissionais de saúde, entre outros.
Mais informações: (21) 3885-1658