O curso acontecerá em Manágua, Nicarágua de 12 a 31 de outubro 2008. Ele pretende fortalecer a capacidade dos participantes para a análise e formulação de políticas, estratégias, planos e projetos de intervenção, contribuindo para a melhoria da governabilidade e desempenho dos sistemas de saúde da região
Os objetivos específicos do curso são analisar as tendências de mundanças dos sistemas de saúde desde a perspectiva de sua contribuição aos compromisos do direito à saúde, a igualdade e a construção da cidadania. Identificar os pontos críticos do desempenho dos sistemas de saúde e analisar alternativas de resposta. Formular opções de políticas para fortalecer a capacidade de resposta dos sistemas de saúde. Desenvolver propostas alternativas para a mudança e melhoria dos sistemas de saúde e a gobernabilidade das políticas públicas em um marco de proteção social. Analisar os efeitos dos novos contextos internacionais e regionais, como também da realidade de cada país no desenvolvimento da saúde pública e dos sistemas de saúde.
O curso é dividido em 3 módulos e dirigido a gerentes envolvidos em análise e formulação de políticas que orientam a organização e o funcionamento do sistema de saúde em seu país, como também pessoas que trabalham na cooperação internacional, instituições de investigação e/ ou acadêmicas.
Contatos