Ministério da Saúde realiza levantamento sobre saúde do homem

O Ministério da Saúde, em parceria com as sociedades brasileiras de psiquiatria, urologia, cardiologia, pneumologia e gastroenterologia, vai concluir em agosto um levantamento sobre a saúde da população masculina. O estudo analisará as cinco principais causas de internação e mortalidade de homens, além de identificar os fatores de doenças. Os dados ajudarão a definir ações para a atenção à saúde do homem.

Segundo o coordenador da área técnica do programa Saúde do Homem, Ricardo Cunha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro José Gomes Temporão vão lançar, no dia 11 de agosto deste ano, a política nacional de saúde do homem. “Par legitimá-la, ouvimos a opinião de especialistas na área da saúde, órgãos das universidades e a sociedade civil organizada”.

De acordo com ele, na fase dos 25 aos 59 anos, os homens têm algumas doenças importantes. Como as cardiopatias, que têm de ser prevenidas nessa fase. “No campo da urologia, temos as doenças da próstata, notadamente o câncer de próstata ,que é o que mais mata os homens e que podemos, de alguma forma, prevenir pelo diagnóstico precoce."

O coordenador informou que, muitos homens não freqüentam os ambulatórios de saúde com as mulheres, por vergonha ou medo de descobrir algum problema. “Os homens geralmente procuram os médicos quando estão doentes, ao contrário das mulheres. Dependemos nitidamente delas para ir até os serviços médicos.”

A implementação das ações voltadas para a atenção e promoção da saúde do homem está prevista para este ano e receberá, até 2011, investimentos da ordem de R$ 196 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.