Já está disponível na Internet a mais nova edição dos "Indicadores de Saúde no Brasil: conceitos e aplicações". O documento é resultado do esforço colaborativo de duas centenas de profissionais vinculados à Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA) que inclui o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAs) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), entre outras instituições.
A publicação tem sido amplamente utilizada nas áreas de epidemiologia, planejamento, gestão e avaliação em saúde; e tem servido de referência para a construção de indicadores e como material didático na formação de profissionais.
"Indicadores de Saúde no Brasil" contem cerca de 120 indicadores de saúde divididos entre demográficos, socioeconômicos, de mortalidade, de morbidade e fatores de risco, de recursos e de cobertura. Contem também uma matriz de indicadores e fichas de qualificação que facilitam a interpretação dos dados e conceitos gerais que fundamentam o uso de indicadores na análise da situação de saúde.
Em função da diversidade de temas tratados e da dinâmica própria da área de informação em saúde, o conteúdo desta publicação recebe atualizações freqüentes, registradas na base do IDB na Internet, a qual deve ser sempre consultada. Nesta segunda edição, todos os indicadores apresentados na versão anterior foram revisados, com atualização de dados e de fontes de informação, entre outros itens.
Conheça a BVS RIPSA em http://www.ripsa.org.br
Para acessar os "Indicadores de Saúde no Brasil: conceitos e aplicações" utilize o link abaixo (documento em formato PDF):
http://www.datasus.gov.br/cgi/idb2007/indicadores.pdf