Hoje é o Dia Mundial da Alimentação. E para orientar a população brasileira sobre hábitos saudáveis, o Ministério da Saúde oferece dois guias alimentares. Esses guias trazem orientações sobre a importância de incluir cereais, frutas, legumes e hortaliças nas refeições diárias, além de pouca quantidade de sal e gordura.
“São diretrizes, são recomendações de como a população deve se alimentar. Nós temos um guia alimentar com dez passos para a alimentação saudável para crianças menores de dois anos. E temos um segundo instrumento que é o guia alimentar para a população brasileira maior de dois anos de idade. Então esse guia trabalha com recomendações de grupos de alimentos, de características das refeições e é instrumento importante que apoia as equipes da Atenção Básica no processo de aconselhamento na rotina do atendimento na Atenção Básica em saúde”, explica a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.
O aposentado Jorge Antônio participa, há seis meses, de um grupo de alimentação saudável promovido por um Núcleo de Apoio à Saúde da Família do SUS. Jorge Antônio, que sofre de pressão alta e está acima do peso ideal, conta que a mudança de hábito alimentar proposta pelo grupo já fez a diferença. “Quanto ao problema da pressão alta, ela é controlada atualmente com remédio. Mas uma dificuldade que eu sentia era a dificuldade pra tomar banho, por exemplo, baixar na hora de lavar os pés, ou amarrar o sapato. Agora melhorou meu modo de viver. Eu já estou com 64 anos, ainda quero viver um pouquinho mais e uma vida saudável é melhor”, conta o aposentado.
A promoção da alimentação saudável por meio de guias alimentares faz parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, que inclui ainda parceria com o setor alimentício para a redução do consumo de sódio e promoção de alimentação saudável nas escolas.