No Brasil, cerca de 11 mil pessoas são internadas por complicações da catapora todos os anos. A doença é infecciosa e atinge principalmente as crianças. As maiores chances de contaminação ocorrem entre os meses de agosto a dezembro. O Ministério da Saúde oferece a vacina tetra viral, que, além da catapora, protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, reforça que a melhor prevenção da catapora é a vacina e que, por isso, é fundamental levar as crianças para serem imunizadas nas unidades de saúde do SUS.
“É importante que os pais levem as crianças que tiverem completando 15 meses de idade. É uma vacina combinada. Cada vez mais, o Ministério da Saúde tem buscado a utilização dessas vacinas pra diminuir o número de injeções aplicadas na criança ao mesmo tempo, facilitando assim a adesão aos programas de imunização do país”, explica a coordenadora.
Com a vacina da catapora, o Ministério da Saúde espera reduzir o número de internações por causa da doença em 80%. Os sintomas da catapora são febre, dor de cabeça, perda de apetite e manchas vermelhas na pele provocando coceira. Ao perceber esses sinais, a recomendação é procurar um profissional de saúde para receber a medicação adequada.