SES/MT – Escola de Saúde Pública implementa cursos para a Atenção Básica

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, validou o fechamento do cronograma anual de cursos da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP/MT) para o ano de 2008. A determinação do Secretário traçou como prioridade investir na qualificação de formação profissional dos trabalhadores da Saúde que atuam na Atenção Básica consolidando assim o processo de fortalecimento da Saúde na área de prevenção.

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES) passa por um processo de construção e adaptação às diretizes do Pacto Pela Saúde ditadas pelo Ministério da Saúde (MS). Uma dessas normas prevê o fortalecimento da Atenção Básica. A Escola de Saúde Pública, durante o ano de 2008, trabalha nessa direção na formação profissional de nível básico, médio e pós-graduação lato sensu para os trabalhadores do SUS”, afirmou Moro.

A coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da ESP/MT, Marta Metello Bumlai, explicou que “o processo seletivo e a capacitação pedagógica foram realizados de acordo com as necessidades dos municípios e contando, nesse processo, com a parceria dos Escritórios Regionais de Saúde. O objetivo é atender à demanda dos serviços de Saúde com qualidade e resolutividade”.

A coordenadora informou que, especificamente para os cursos de Atenção Básica, está previsto o investimento de recursos da ordem de R$ 2,5 milhões. Estes recursos são provenientes do Tesouro do Estado e do Ministério da Saúde.

Na área de capacitação específica a Escola de Saúde Pública está disponibilizando três cursos sobre Saúde do Idoso, dez cursos de Introdução à Saúde da Família, quatro cursos de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância (Aidpi) e um curso de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica.

Os cursos de formação profissional técnica, contemplam várias áreas e apresentam um diferencial que é o atendimento à demanda dos municípios do interior do Estado. Um exemplo é o curso de Formação Profissional de Agentes Comunitários de Saúde que atenderá a 110 turmas, com uma média de 40 alunos por turma, com aulas ministradas nos municípios de abrangência dos Escritórios Regionais de Saúde de Pontes e Lacerda, Cáceres, Barra do Garças, Diamantino, Sinop, Juína e dos municípios do ERS da Baixada Cuiabana. O curso terá carga horária de 400 horas.

Para o curso de Formação Profissional  de Técnico de Enfermagem estão disponibilizadas 12 turmas (de 40 alunos por turma) com aulas nos municípios de abrangência dos Escritórios Regionais de Saúde de Água Boa, Alta Floresta, Baixada Cuiabana, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Juína e Rondonópolis. O curso terá carga horária de 1.800 horas.

Duas turmas do curso de Formação Profissional de Técnico em Higiene Dental beneficiarão trabalhadores da Saúde nos municípios da área dos Escritórios Regionais de Saúde de Água Boa e Juara. Duas outras turmas do curso de Técnicos em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental trabalharão a formação profissional de servidores nos municípios de abrangência dos Escritórios Regionais de Juína e Pontes de Lacerda. E uma turma do curso de Técnico em Patologia Clinica vai atender aos trabalhadores da Saúde dos municípios de abrangência do Escritório Regional de Saúde de Água Boa. Todos os cursos de Formação Profissional têm turmas com média de 40 alunas cada uma e o início previsto para o mês de Maio deste ano.

Já na área de pós-graduação lato sensu está prevista a instalação de quatro turmas de Especialização em Saúde da Família a partir de Agosto deste ano. Já estão em funcionamento uma turma de Especialização em Saúde Pública, com término previsto para o segundo semestre de 2008, e uma turma de Especialização em Saúde Coletiva Com Ênfase em Odontologia Para Pacientes Especiais, que começou as aulas no dia 10 de Março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.