Pelo terceiro ano consecutivo, publicações de pesquisadores da ENSP recebem indicação ao Prêmio Jabuti. Para a edição de 2013, a instituição concorre com o livro A dinâmica do sistema produtivo da saúde: inovação e complexo econômico-industrial, de autoria dos pesquisadores da ENSP Carlos Gadelha, atualmente secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), José Maldonado, docente e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola, e Pedro Barbosa, vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz. Também são autores Laís Costa, coordenadora executiva do Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Fiocruz (GIS), e Marco Vargas, pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. O livro concorre na categoria Economia, Administração e Negócios, e o resultado final da premiação será divulgado no dia 17/10.
A Dinâmica do sistema produtivo da saúde: inovação e complexo econômico-industrial, lançado em 2012 pela Editora Fiocruz, apresenta a dinâmica dos investimentos no complexo produtivo da saúde, no mundo e no Brasil, analisando seus diferentes subsistemas: de base química e biotecnológica; de base mecânica, eletrônica e de materiais; e de serviços de saúde. Ao final, traz uma síntese analítica e discute políticas para o desenvolvimento do complexo econômico-industrial da saúde (Ceis). Segundo os autores, um Ceis frágil não atende às exigências de elevação da competitividade brasileira no cenário internacional. Além disso, essa fragilidade afeta sobremaneira a capacidade de resposta às necessidades sanitárias da população.
Coordenador da publicação, Carlos Gadelha espera que o livro se configure em um convite para o debate e fortalecimento desse campo científico, com um padrão de desenvolvimento que articule, ao mesmo tempo, o dinamismo econômico com os direitos sociais e a conformação de um Estado de bem-estar no Brasil.
O Prêmio Jabuti é o mais tradicional e prestigiado prêmio literário brasileiro, uma distinção que dá aos vencedores a legitimação da comunidade intelectual brasileira, além do reconhecimento a todos aqueles que trabalham na produção do livro.
A ENSP no Prêmio Jabuti
Em 2011, o livro Impactos da violência na escola: um diálogo com professores, organizado pelas pesquisadoras do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz) Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci, foi o vencedor na categoria Educação do 53º Prêmio Jabuti. Também uma publicação da Editora Fiocruz, o livro busca refletir sobre as formas de violência presentes nas escolas brasileiras, oriundas dos espaços sociais ou nascidas do cotidiano e da vida social dos alunos.
No ano seguinte, a publicaçãoFundamentos da paleoparasitologia, organizado pelo médico, pesquisador da ENSP e professor emérito da Fiocruz Luiz Fernando Ferreira, em parceria com o também pesquisador da Escola Adauto José Araújo e Karl Jan Reinhard, da Universidade de Nebraska, foi o vencedor, na categoria Ciências Naturais, do 54º Prêmio Jabuti. O livro – publicado pela Editora Fiocruz e o primeiro do mundo a traçar um histórico da paleoparasitologia, termo cunhado por Luiz Fernando Ferreira – foi lançado durante as comemorações dos 111 anos da Fiocruz, em maio de 2011.