A iniciativa é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do BNB e os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci).
Os recursos, no valor total de R$ 600 mil, serão concedidos às instituições proponentes em caráter não reembolsável. De acordo com o banco, cada projeto selecionado poderá receber até R$ 50 mil. As propostas devem ser encaminhadas até as 18 horas do dia 11 de fevereiro.
Segundo informações do banco, o objetivo é apoiar a realização de projetos de difusão de tecnologias sociais de interesse da agricultura familiar, cujas unidades de produção estejam situadas na região Semi-Árida do Nordeste, nos municípios e localidades integrantes dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e região norte de Minas Gerais.
O BNB informou ainda que a idéia da proposta também é difundir, divulgar e implantar o estoque de tecnologias sociais indutoras de inovações, eficiência e competitividade dos empreendimentos socioeconômicos e ambientais da agricultura familiar, que adotam princípios de sustentabilidade, participação comunitária e convivência solidária.
As linhas de pesquisa vão desde cisternas de placa, barragens subterrâneas, captação de águas in situ, até palma forrageira e árvores frutíferas nativas, como pequi, cajá e umbu.
O formulário único de proposta está disponível no endereço www. bnb.gov.br