O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, seleciona, nos dias 22 e 23 de outubro, 100 projetos para a criação de Núcleos de Prevenção da Violência e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz. As inscrições para o envio dos projetos pelas secretarias de saúde dos estados, Distrito Federal e municípios, se encerram no dia 11 de outubro, de acordo com edital publicado no Diário Oficial da União, de segunda-feira (17).
O objetivo do Ministério da Saúde é incentivar estados, Distrito Federal e municípios a criarem núcleos que promovam ações para a prevenção da violência e promoção da saúde com a participação da sociedade civil, organizações não-governamentais, comunidades e outros órgãos governamentais.
A seleção de projetos para a criação dos Núcleos de Prevenção da Violência e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz pelas secretarias de saúde dos entes federados teve início em 2006. Nesse ano, foram selecionados 78 projetos encaminhados por 12 estados e 66 municípios. A criação dos núcleos visa o fortalecimento e ampliação da Rede Nacional de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde. A Rede promove o intercâmbio de práticas de atenção integral às pessoas vivendo em situações de violência, bem como incentiva a articulação de conhecimentos no desenvolvimento de pesquisas, disseminação de conhecimentos e práticas bem sucedidas.
O resultado final da seleção 2007 será divulgado entres os dias 1 e 5 de novembro. Cada projeto classificado receberá parcela única de R$ 50 mil, repassado fundo a fundo pelo Ministério da Saúde, aos entes federados.
Todas as regras e procedimentos de envio dos projetos estão disponíveis no site da Imprensa Nacional através do endereço www.in.gov.br. Edital publicado no dia 17/09, seção 3 / Diário Oficial da União.