A Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e a Faculdade de Medicina Unesp de Botucatu promovem de 27 a 31 de outubro o X Congresso de Saúde Pública na cidade de São Pedro.
O congresso tem como tema principal as diversidades, tensões e convergências do Sistema Único de Saúde (SUS) abordados em relação às Políticas, à Organização e Ações dos Serviços de Saúde e à Participação Social. A escolha do tema foi inspirada no aniversário de 20 anos do SUS, a ser completado em 2008.
São esperados cerca de 1.200 pessoas entre pesquisadores na Área de Saúde Coletiva, gestores e prestadores de serviço de saúde, e integrantes de movimentos sociais, que compartilharão as idéias de 98 conferencistas e debatedores.
Para mais informação acesse o site do X Congresso:
http://www.apsp.org.br
Cursos
Durante os dois dias que antecedem o congresso (dias 27 e 28 de outubro) serão realizados 14 cursos, como Prevenção e atuação dos acidentes em segmentos populacionais específicos: crianças, adolescentes e idosos; Causas múltiplas de morte; Saúde Bucal no SUS – práxis e subjetividade; Do modelo biomédico ao biopsicossocial e Medicina desportiva preventiva em saúde coletiva.
Além dos cursos haverá também seis oficinas: Ensino da saúde coletiva nas graduações das profissões da saúde frente às atuais inovações curriculares: revendo e atualizando conteúdos e métodos; Saúde da mulher indígena; Medicinas integrativas e práticas complementares em saúde; fisioterapia e educação física: formação profissional para atuação na atenção básica em saúde; 1ª oficina – Escolas Pró-Saúde do Estado de são Paulo e Desenvolvimento de instrumentos de abordagem de famílias em sua territorialidade: experiências do PSF.
Apoio
O X Congresso conta com o apoio do Ministério da Saúde; Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Saúde; Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO; Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS; Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems; Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass; Conselho Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes; Fundação do ABC; Centro de Estudos de Saúde Coletiva do ABC – Cesco; Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa; Fundação para o Remédio Popular; Fundação Oswaldo Cruz e Faculdade de Medicina do ABC.