Os sistemas de saúde dos paises na região das Américas têm apresentado durante as últimas décadas processos contínuos de troca e/ou transformação. Contudo, a situação da saúde na região é uma questão em aberto que apresenta ainda grandes desafios.
Alguns dos problemas centrais são a segmentação e a fragmentação dos sistemas de saúde, a pouca regulamentação, os custos elevados e a pouca capacidade de cumprimento de compromissos e metas fixadas pelos próprios governos nesta área.
Com o objetivo de contribuir para a solução de tais problemas, melhorar a governabilidade e o desempenho dos sistemas de saúde da região é oferecido o III Curso Internacional de Desenvolvimento de Sistemas de Saúde na América Latina. Uma iniciativa conjunta entre a área de Fortalecimento dos Sistemas de Saúde (HSS) da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), o fundo das Nações Unidas para a população (UNFPA), a Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (ASDI) e o Centro de Pesquisas e Estudos para a Saúde, CIES-UNAN.
O curso pretende fortalecer a capacidade dos participantes em análise e formulação de políticas, estratégias, planos e projetos de intervenção em saúde.
Seu conteúdo é voltado especialmente aos gestores públicos, administradores em saúde e profissionais ligados à análise e formulação de políticas que orientam a organização e o funcionamento do sistema de saúde em seus países e, ainda, pessoas que trabalham em cooperação internacional, instituições acadêmicas e/ou de pesquisa.
O curso se dará em Manágua, na Nicarágua, de 26 de agosto a 13 de setembro de 2007.
Para saber mais sobre o curso, sua estrutura e o seu modo de seleção, acesse o site:
http://www.lachealthsys.org/index.php?option=com_content&task=view&id=225&Itemid=166