O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz lançou o primeiro número da sua Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. O lançamento contará com participação do coordenador geral do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fundação, Carlos Morel, e também com a instauração do Conselho Consultivo da publicação. Pioneira por sua abrangência internacional, a Reciis – como está sendo chamada – está disponível em acesso livre na internet, em duas versões (português e inglês).
Com a revista, os profissionais do Icict pretendem criar um fórum multidisciplinar de debates entre pesquisadores e alunos de pós-graduação brasileiros e de outros países, nas áreas das ciências da saúde, biológicas, humanas e sociais e das engenharias biomédica, agronômica e de produção, além de gestores públicos, pesquisadores e dirigentes de organizações bilaterais e multilaterais, e membros de organizações não governamentais.
Nas primeiras edições, a Reciis terá periodicidade semestral, mas a equipe responsável já cogita ampliar o número de edições por ano. Nós avaliamos que esse é o tempo ideal pela demanda que nós teremos. É claro que com a experiência e a ampliação da equipe da revista, nós pensamos em tornar a publicação trimestral. Isso deve ocorrer daqui a uns dois, após uma avaliação interna, argumenta o editor-chefe da revista, Carlos Saldanha.
Além das edições regulares, a Reciis também terá suplementos, como anuncia Saldanha. Já está programada a publicação de dois suplementos, o primeiro terá como tema a bioinformática em saúde. O material será coordenado pelo pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e coordenador do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS) da Fiocruz, Wim Degrave, e deverá sair em dezembro de 2007, anuncia o editor. E para o primeiro semestre de 2008 será preparado um dossiê temático sobre inovação em saúde e propriedade intelectual, sob a coordenação da pesquisadora Cláudia Chamas, também do IOC.
No ano em que completa sua maioridade, o Icict aposta na Reciis como um espaço pluralista, com linguagem acessível e rigor acadêmico, que pensa a ciência e a tecnologia como produtos de processos culturais, econômicos, políticos, sociais e históricos passíveis de questionamento e transformações. A publicação trará, além do editorial, duas seções fixas destinadas a artigos originais e pesquisas em andamento, bem como teses, dissertações e monografias. A Reciis conta ainda com espaço para relatos de experiências profissionais, entrevistas, debates, depoimentos em geral e ensaios teóricos.
Para acessar o site da revista, utilize o seguinte endereço: http://www.reciis.cict.fiocruz.br/reciis.html