As instituições de saúde de Ontario, no Canadá, preocupadas com efeitos da inequidade em saúde da população carente lançaram um projeto conjunto baseado nos determinantes sociais de saúde. Primer to Action: Social Determinants of Health é uma iniciativa da Ontario Prevention Clearinghouse, da Ontario Chronic Disease Prevention Alliance e da Canadian Cancer Society para aumentar o aproveitamento dos determinantes sociais em saúde.
Espera-se atingir uma parte da população pobre, desprovida de moradia e/ou que residam em áreas remotas; incluindo também pessoas vítimas de racismo, discriminação e questões relacionadas – que também estão marginalizadas do acesso à saúde integral.
O projeto é voltados para profissionais de saúde, juristas, voluntários e ativistas. É indicado para instituições, familias e comunidades. Foca-se cada um dos seis determinantes de saúde: renda, educação, emprego, moradia, alimentação e inclusão.
"Primer to Action: Social Determinants of Health pretende mostrar:
1) onde se pode encontrar mais informações sobre cada um dos seis determinantes;
2) como se pode aplicar os determinantes na sua instituição;
3) quem pode aprender, com os exemplos e modelos; e
4) o que se pode fazer em sua comunidade
Para saber mais sobre o Projeto acesse (arquivo em formato PDF): http://www.ocdpa.on.ca/docs/Primer%20to%20Action%20SDOH%20Final.pdf