O vice-ministro da Saúde da República Dominicana, Guilhermo Serra, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Arionaldo Bonfim Rosendo, assinaram ontem (8), Termo de Cooperação Técnica Internacional. Com a proposta, o Ministério da Saúde vai auxiliar profissionais estrangeiros na implementação de um Banco de Leite Humano em Santo Domingo, capital dominicana.
O projeto, que tem duração de um ano e o custo de 43 mil dólares, visa reduzir a mortalidade infantil. Ele começa a ser desenvolvido na segunda quinzena de março, quando uma delegação dominicana acompanhará o trabalho do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga, em Brasília (DF), considerado excelência na rede nacional de bancos de leite. Posteriormente, equipes técnicas do Ministério da Saúde seguem para Santo Domingo, onde analisarão a estrutura e os recursos humanos disponíveis para o trabalho. Nesta fase, o Brasil será responsável pela capacitação dos profissionais estrangeiros.
Com experiência de 20 anos na área, o Brasil vem exportando o modelo, que já foi aplicado em Cuba, Uruguai e Venezuela. Outros três países estão negociando o Termo, que também já desperta interesse na Europa.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Tel.: (61) 3315-2861 / 3315-3580
Fax: (61) 3225-7338
Plantão: (61) 9962-3752
E-mail: imprensa@saude.gov.br