O desenvolvimento de um teste diagnóstico rápido para detecção de rotavírus conferiu ao pesquisador Waldemir de Castro Silveira o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS). A premiação, recebida em 6/12, é concedida anualmente pelo Ministério da Saúde com apoio da Unesco.
O estudo premiado foi desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos de BioManguinhos, realizado em convênio com o Mestrado em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). O trabalho foi conduzido sob orientação dos pesquisadores Jussara Pereira do Nascimento, pesquisadora de BioManguinhos, e José Paulo Gagliardi Leite, chefe do Laboratório de Virologia Comparada do IOC.
O método proposto pela dissertação permite a detecção do rotavírus em apenas três minutos. A viabilidade da produção em escala industrial já foi avaliada, tendo recebido investimentos da Faperj, Finep, CNPq e iniciativa privada. A previsão é de que a produção seja iniciada em março de 2007 pela empresa nacional Biodevices.
A notícia completa por ser acessada em: http://www.ioc.fiocruz.br/pages/informerede/corpo/noticia/2006/dezembro/27_12_06_02.htm