SciELO Saúde Pública expande cobertura da coleção

A coleção SciELO Saúde Pública foi lançada no ano 2000 e é a principal coleção internacional de periódicos em acesso aberto na área de saúde pública. Atualmente inclui 8 títulos em saúde pública indexados no MEDLINE e publicados nos países ibero-americanos, além dos boletins da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A cobertura da coleção foi ampliada de modo a incluir os periódicos de saúde pública que já pertencem a uma coleção SciELO nacional certificada. Esta decisão facilitará a inclusão de novos títulos já nos próximos meses e estimulará maior atividade de citações entre os periódicos. A sua condição de publicação em acesso aberto foi também reafirmada.

Estas foram as principais conclusões da reunião do Comitê Consultivo da Coleção SciELO Saúde Pública, no Rio de Janeiro (RJ) em 21 de agosto de 2006. A reunião foi um dos eventos prévios ao 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública.

Os editores dos periódicos da coleção compõem o Comitê Consutivo e sete deles estiveram presentes na reunião: Hooman Momen do Bulletin of the World Health Organization, Reinaldo Souza-Santos dos Cadernos de Saúde Pública, Andreu Seguna, quem representou o editor da Gaceta Sanitaria, Edgar Prieto da Revista de Salud Pública (Colômbia), Carlos Augusto Monteiro da Revista de Saúde Pública que foi acompanhado por Keila Kobayashi, María Luisa Clark da Revista Panamericana de Salud Pública, Carlos Oropeza Abúndez da Salud Pública de México. Cristina Perez da Revista Española de Salud Pública não participou.

Abel L. Packer, Diretor da BIREME/OPAS/OMS, coordenou a reunião, que foi secretariada por Fabiana Montanari, bibliotecária da Unidade SciELO da BIREME. Abel Packer abriu a reunião apresentando a evolução da coleção SciELO e os principais temas da agenda da reunião: 1) modificação dos critérios de seleção; 2) posicionamento frente ao embargo de meses ainda praticado por um periódico da coleção; 3) adoção da DTD (Document Type Definition) do PubMED Central e 4) possibilidade de globalização da coleção.

As decisões do Comitê – mais detalhes

Estar indexado na base de dados MEDLINE era, até o último dia 21 de agosto, o critério para inclusão dos periódicos na coleção. Este critério foi mudado pelo Comitê Consultivo e, a partir de agora, qualquer periódico de saúde pública que pertence a uma coleção nacional certificada poderá ser incluído na coleção SciELO Saúde Pública. Além de cumprir os critérios nacionais o periódico deve estar de acordo com a sua periodicidade de publicação. Com esta modificação espera-se que nos próximos dois anos a coleção seja praticamente duplicada.

Outra decisão importante do Comitê Consultivo foi reafirmar o caráter da coleção em acesso aberto da SciELO Saúde Pública. Com esta decisão, os periódicos já não poderão ser publicados com embargo. O Comitê deliberou que o caráter de acesso aberto que caracteriza a SciELO deve ser mantido, levando em conta que o conhecimento científico em saúde pública deve ser considerado como um bem público.

O Comitê definiu que os periódicos de Saúde Pública passíveis de serem ingressados na coleção devem publicar majoritariamente artigos relacionados com a disciplina de Saúde Pública, incluindo política, planejamento e gestão, ciências sociais e saúde pública, promoção e intervenções de saúde e epidemiologia. Assim, considerando que para o ingresso na coleção o periódico deve primeiro pertencer a uma coleção nacional certificada, uma das funções principais do Comitê na seleção de novos periódicos será identificar sua condição em saúde pública.

Outro ponto de discussão foi a “globalização” da Coleção SciELO Saúde Pública. Todos os membros concordaram que devam ser incluídas revistas de outras regiões do mundo além da América Latina e da Península Ibérica, desde que respeitado o princípio de acesso aberto. Esta decisão abre a possibilidade futura da globalização da coleção SciELO Saúde Pública. Abel Packer destacou que essa decisão abre a possibilidade da futura Biblioteca Mundial de Saúde (GHL – Global Health Library) da OMS operar uma coleção SciELO Saúde Pública mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.