Vacinação contra pólio será dia 26

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Infantil será realizada no dia 26 de agosto.

É importante que todas as crianças menores de 5 anos recebam a dose da Sabin no mesmo dia. Só desta forma é que se consegue atingir o objetivo da campanha, que é o combate aos vírus que causam a poliomielite. O Brasil não registra casos da doença desde 1989, mas o país ainda não possui o certificado da Organização Mundial da Saúde garantindo a erradicação da doença. Os pais devem apresentar a carteira de vacinação das crianças para que seja verificada e atualizada, se necessário. Já os adolescentes devem comparecer para receber a dose da vacina dupla adulto, que é o reforço contra difteria e tétano, e atualizar as doses da vacina contra hepatite. Os adultos que desejarem podem iniciar o ciclo de vacinação para estar atualizados.

Mesmo que as mães estejam sem o cartão de vacinação, as crianças devem ser levadas para um dos postos para receber a Sabin. Só não serão vacinadas as crianças imunodeprimidas (aquelas que estão fazendo quimioterapia ou utilizando corticóide em doses altas e prolongadas).

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa de origem viral, que causa paralisia, principalmente nos membros inferiores (pernas). O agente da infecção é o poliovírus do gênero Enterovírus, família Picornaviridae, com sorotipos I, II e III.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.