Estudo com participação da Fiocruz Bahia é selecionado entre os mais notáveis do ano

O periódico New England Journal of Medicine (NEJM) publicou uma coleção de estudos selecionados por seus editores como os mais notáveis ​​e impactantes do ano de 2024, na medicina clínica. Entre os 14 selecionados está o trabalho Vacina Butantan–Dengue Tetravalente, Atenuada e Viva em Crianças e Adultos, do qual participaram duas pesquisadoras da Fiocruz Bahia, Aldina Barral e Viviane Boaventura.

A Butantan–Dengue (Butantan-DV) é uma vacina experimental, de dose única, viva, atenuada e tetravalente contra a dengue, que avaliou a eficácia geral em um estudo de fase 3 em andamento, duplo-cego, no Brasil. Os participantes foram designados aleatoriamente para receber Butantan-DV ou placebo, estratificados de acordo com a idade (2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos). Os pesquisadores concluíram que uma dose única de Butantan-DV preveniu dengue nos sorotipos 1 e 2 sintomáticos, independentemente do estado sorológico da dengue no início do estudo, durante 2 anos de acompanhamento.

O editor Scott B. Halstead destacou a relevância dos ensaios clínicos da vacina experimental brasileira, no texto intitulado Three Dengue Vaccines — What Now?. Halstead ressaltou que as vacinas existentes atualmente são administradas em três doses, no caso da Dengvaxia, e duas doses, no caso da Takeda, mais conhecida como Qdenga, que no Brasil está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). “Dadas as realidades das dimensões da pandemia de dengue nos séculos XX e XXI, uma vacina tetravalente de dose única altamente eficaz continua em alta demanda. Os ensaios clínicos do Butantan-DV devem continuar e, se possível, ser expandido”, afirmou.

No conteúdo da publicação podem ser encontrados os resumos de artigos, editoriais de acompanhamento e resumos em linguagem simples dos estudos selecionados, além de uma carta do editor-chefe, Eric J. Rubin.Acesse aqui a edição do NEJM.

Publicado em 22/01/2025 14:45

Fiocruz Bahia