O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) reúne, de forma virtual, nos dias 12, 13 e 14 de novembro (de terça a quinta), gestores, profissionais e trabalhadores da saúde para a 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. Tradicionalmente realizada de forma presencial, durante o congresso do Conasems, a mostra teve sua dinâmica adaptada este ano, em razão das fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul, estado que sediaria a 38ª edição do congresso.
O evento, que tem como objetivo valorizar e divulgar experiências de sucesso desenvolvidas pelos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), recebe o apoio da Plataforma IdeiaSUS, que entregará a cinco experiências com maior pontuação, sendo uma de cada região brasileira, o prêmio Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia.
Em sua terceira edição, a premiação da IdeiaSUS consiste na entrega de troféus e certificados e no acompanhamento das experiências pela equipe da curadoria em saúde da instituição, ao longo de 12 meses, resultando na produção de um livro e de um vídeo sobre os trabalhos selecionados. “O corpo técnico da IdeiaSUS participa da organização, da banca avaliadora e como comentaristas durante a mostra”, esclarece a trabalhadora da IdeiaSUS Claudia Beatriz Le Cocq, que faz parte da banca avaliadora da mostra junto com outros dois pesquisadores da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz.
Le Cocq realça que a parceria da Fiocruz com o Conasems, representada pela IdeiaSUS, vem sendo consolidada em vista do fortalecimento do SUS e da promoção da saúde pública no Brasil. Ela acrescenta que as práticas selecionadas são avaliadas pelos critérios de relevância, caráter inovador, aplicabilidade da experiência, resultados alcançados e apresentação oral. “Para receber o prêmio, as práticas passam por um vasto processo de avaliação. Em um primeiro estágio, são avaliadas em seu estado de origem. Classificadas, elas passam pela avaliação nacional”, detalha.
Apresentações e entrega das premiações
O prêmio da IdeiaSUS será entregue no último dia do evento (14/11), às 15h, em cerimônia transmitida pelo canal do Conasems no YouTube. Além dele, serão entregues premiações exclusivas do Conasems, incluindo certificados e medalhas e a produção de documentários sobre as experiências com maior pontuação, por estado da federação, que integrarão o projeto Webdoc Brasil, aqui tem SUS, e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que concederá a três experiências entre 15 selecionadas o prêmio Atenção Primária Forte: caminho para a saúde universal. E, para o Cosems que alcançar o maior número de experiências premiadas na mostra, em decorrência de sua capacidade de sensibilização e mobilização, o Conasems concederá um prêmio no valor de dez mil reais.
Já as apresentações acontecem em dois turnos, das 9h às 17h, nos dias 12 e 13 de novembro, quando elas são avaliadas pela banca examinadora. Acesse a lista completa das experiências selecionadas para a mostra nacional. Vale destacar que há um limite de 500 acessos simultâneos por turno durante os dois dias.
Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz) 12/11/2024