Aleitamento Materno: apoiar, informar e conscientizar

Como parte do plano de ação para facilitar e fortalecer a mobilização social para amamentação, a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) segue com a estratégia global para promover o tema com a "Semana de Amamentação Mundial" (WBW – World Breastfeeding Week). Em 2006, a semana será celebrada de 1 a 7 de agosto e incluirá mais de 120 países no mundo. A semana comemorativa, celebrada desde 1992, é apoiada também pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A mobilização social em favor da amamentação iniciou-se na década de 80 e impulsionou os países da América Latina para a definição de políticas de promoção do aleitamento materno e fortalecimento dos Bancos de Leite Humano. No Brasil, em pouco mais de uma década, o número de Bancos de Leite Humano saltou de dez para 187 unidades (em fevereiro/2006) e os postos de coleta de leite humano chegaram a 26, distribuídos em todos os estados brasileiros, constituindo a Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (RedeBLH – Brasil).

O aumento expressivo de Bancos de Leite, em municípios de características diversificadas e sem as condições adequadas para o tratamento e aproveitamento das informações produzidas, permitiu o acúmulo desordenado e desarticulado, constituindo um obstáculo à sua gestão e disseminação. Além disso, os gestores da Rede carecem de instrumentos de planejamento e gestão eficientes, embasados em informações precisas, que viabilizem de forma efetiva a tomada de decisões, a capacitação de recursos humanos, o controle de qualidade do leite e a criação de uma consciência sanitária em defesa da amamentação natural.

Os elevados índices de mortalidade infantil, causados pela desnutrição nos países em desenvolvimento, mobilizaram instituições do mundo inteiro na busca de alternativas para minimizar essas estatísticas. O acesso à informação científica e técnica de qualidade assume um papel de destaque nas mais diversas proposições da sociedade.

A informação, assim como a saúde, é um direito de todos. Portanto, políticas de promoção da saúde devem perseguir a busca da qualidade pela a educação e o acesso à informação. O grande desafio é atuar na construção coletiva de projetos de gestão da informação e conhecimento que conduzam a processos educacionais e informativos.

Para superar este desafio, destaca-se o estabelecimento da Biblioteca Virtual em Saúde Aleitamento Materno (BVS AM) na gestão e disseminação de informação científica e técnica para auxílio no planejamento, na formação de recursos humanos, na avaliação de controle de qualidade, na construção de massa crítica nas questões que envolvem a amamentação e, como efeito multiplicador, na promoção da saúde e bem estar da criança e da mulher, por meio do aleitamento materno.

Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.